07/06/2024 17h34

Detran|ES marca presença na Feira dos Municípios com atividades sensoriais com foco na prevenção de acidentes

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito (Detran|ES) está presente na Feira dos Municípios com ações educativas e de fiscalização de trânsito, que estão envolvendo os participantes do evento. A feira teve início nessa quinta-feira (06) e vai até domingo (09), no Pavilhão de Carapina, na Serra. A entrada é gratuita*.

Presente nos 78 municípios capixabas que participam da feira, o estande do órgão de trânsito está levando várias atividades para o espaço. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, faz questão de destacar a importância de fazer parte do evento.

“O Detran está presente em todos os municípios capixabas com serviços, ações educativas, de fiscalização e de sinalização de trânsito. A Feira dos Municípios é uma vitrine para que os capixabas conheçam o Detran, nossa equipe de educação e os agentes de trânsito que estão todos os dias nas ruas. Convidamos os visitantes a conhecerem o estande do Detran|ES e participarem das atividades”, salientou Givaldo Vieira.

No estande do Detran|ES, foi disponibilizado ao público presente a possibilidade de fazer um circuito com um simulador de alcoolemia, que são óculos especiais que simulam o efeito de álcool, drogas e sonolência e mostram os riscos da mistura de bebida e direção. Há ainda atividades para as crianças, com a equipe de educação, que separou um espaço com mesas com desenhos para pinturas com a temática de trânsito para a conscientização dos pequenos.

Outra ação interativa feita pelos agentes de fiscalização de trânsito do Detran|ES, com a participação de policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), é a disponibilização de etilômetros para que os visitantes possam conhecer melhor o equipamento e como é feita a aferição de alcoolemia nas operações de fiscalização. Durante a interação, são disponibilizados bombons de licor e enxaguante bucal para que o participante possa entender o funcionamento do bafômetro.

O Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, Ten Cel Leonardo Nunes Barreto, externou sua satisfação em colaborar com o estande do Detran|ES na Feira dos Municípios. “É uma honra poder dividir o espaço com um dos nossos principais parceiros e maior autoridade executiva de trânsito em nosso Estado. Uma parceira que demonstra a coesão entre as agências na busca por uma integração que se refletirá em melhorias no trânsito, seja no aspecto da segurança viária, seja na repressão aos maus condutores”, frisou.

O estande do Detran|ES oferece ainda a possibilidade de os visitantes experimentarem de forma controlada e segura a força de uma colisão frontal no simulador de impacto com óculos de realidade virtual, ação realizada em parceria com a Eco101. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva para que a pessoa vivencie os perigos e consequências de comportamentos imprudentes no trânsito, como o excesso de velocidade.

Carlos Diniz, coordenador de tráfego da ECO 101 no Espírito Santo, destacou a parceria com o Detran|ES na Feira. "Recebemos o convite do Detran|ES e, para nós, é um prazer essa parceria que busca uma conscientização sobre um trânsito mais seguro. Desta vez, trouxemos o nosso simulador de impacto, que é o primeiro e único aqui no Estado, que trabalha o impacto mecânico com a realidade virtual. Quem participa tem a terrível sensação de estar em um acidente, e o objetivo é que passem a ter mais consciência, deixando claro que a paz no trânsito depende de você”, ressaltou Diniz.

Experiência no estande

A professora Cláudia Amâncio da Rocha participou das atividades no estande do Detran|ES e destacou os óculos simuladores de embriaguez como uma ferramenta de muita importância para a conscientização. “Fiquei impressionada com o quanto a gente fica exposto ao perigo quando bebe. Me senti mal por não conseguir enxergar direito. No circuito, ficava com medo de dar um passo e cair, porque não tinha confiança de onde estava pisando. É desconcertante, mas muito necessário”, comentou.

A estudante Elisa Vieira também passou pela experiência, mas com o simulador de sonolência. "Achei muito interessante, dá para ver na verdade como a gente poderia se prevenir de um acidente. Essa ação mostra o quanto dirigir com sono ou alcoolizado é perigoso, pois perdemos a noção do que estamos vendo. A iniciativa do Detran|ES é muito legal, apesar de não ser uma brincadeira, ensina a gente de uma maneira divertida”, disse.

Quem também participou das atividades foi Amarildo Lovato. Ele contou que ficou bastante impressionado com a experiência no simulador de impacto da ECO-101. “Achei muito boa a atividade, gostei muito. Só com o uso da realidade virtual, o contexto da história em que a gente mergulha, tive a nítida sensação de que iria morrer junto com o motorista na simulação. E uma coisa que tenho que destacar para as pessoas é que o acidente em questão se deu por conta do uso do celular. A pessoa que estava conduzindo o veículo estava mexendo no celular e, distraído, fez uma ultrapassagem e nós nos chocamos direto com o caminhão. Ele voou pelo vidro e eu, que estava com o cinto de segurança, consegui me salvar. Foi uma ótima experiência, parabéns para o Detran|ES”, contou, empolgado.

*Estacionamento no valor de R$10.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho