Governo do Estado do Espírito Santo
11/10/2019 17h51

Detran|ES ofertará serviços e ações de educação de trânsito na Praça do Papa neste final de semana

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participa, desta sexta-feira (11) até o domingo (13), da Feira de Tecnologia Automotiva Autotech 2019, na Praça do Papa, em Vitória. O órgão apresenta serviços relacionados às áreas de veículos, habilitação e fiscalização para o público presente ao evento.

Servidores do Detran|ES estão disponíveis no local para tirar dúvidas sobre processo de habilitação, regularização de veículos, além de procedimentos das áreas de infrações e penalidades.

 

No estande do órgão diversas atividades interativas serão desenvolvidas para conscientizar o público sobre as boas práticas para um trânsito mais seguro, como simuladores de direção veicular. Uma das ações convida o cidadão a interagir em espaços que tratam de seis temas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, o uso do celular e o não uso de capacete, do cinto de segurança e de cadeirinha para crianças.

 

O público pode conhecer o modelo de cadeirinha adequada para cada faixa etária da criança, além de assistir a um mecanismo que demonstra de maneira simbólica a fragilidade da nossa cabeça e a importância do uso do capacete.

O visitante também é convidado participar de uma experiência que simula uma colisão veicular e a necessidade do uso do cinto de segurança e participar de atividades como o uso de óculos especiais que distorcem a visão para mostrar os riscos de dirigir sob efeito do álcool.

Os participantes poderão ainda participar de um jogo de perguntas e respostas com fones de ouvidos com áudio que desconcentram o participante e testar os limites de velocidade em um circuito de arame.

 

Outra atração é a Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro, em que os participantes atuam como se fossem os pinos. A dinâmica é utilizada pela equipe do Detranzinho – espaço de educação do Órgão – para ensinar regras e comportamentos do dia a dia no trânsito.

 

Programação dos Serviços e Ações Educativas do Detran|ES na Feira:

 

11/10 (sexta-feira): das 18h às 22h

12/10 (sábado): das 10h às 22h

13/10 (domingo): das 10h às 20h

Local: Praça do Papa, em Vitória

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard