Governo do Estado do Espírito Santo
08/02/2018 11h54

Detran|ES orienta condutores sobre trânsito seguro no Carnaval

Foto: Ascom/Detran|ES

O Carnaval está chegando e muita gente vai pegar a estrada para se divertir. Seja para curtir a folia ou para descansar no feriadão, quem for viajar deve ficar atento aos cuidados com o veículo e com a segurança na estrada, além de ter toda a sua documentação em dia. Confira as orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para não ter problemas durante a viagem.

 

Para garantir a própria segurança e a de todos no trânsito, o condutor deve obedecer à sinalização e aos limites de velocidade, utilizar equipamentos de segurança, praticar a direção defensiva e sempre respeitar os outros veículos e pedestres. Além de contribuir para a preservação da vida, essas atitudes também evitam que ele seja multado por desrespeitar normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

A manutenção do veículo também é fundamental para evitar contratempos e para que o passeio seja feito em segurança. Antes de seguir viagem, o motorista deve checar a condição de itens como pneus, freios, alinhamento e o sistema elétrico do automóvel e conferir se as ferramentas obrigatórias estão no carro, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Os cintos de segurança devem estar disponíveis para todos os ocupantes do veículo, inclusive para os passageiros de trás. E quem vai viajar com crianças deve se lembrar das cadeirinhas infantis.

 

É importante que o condutor planeje o itinerário, incluindo paradas para abastecimento e descanso em caso de viagens mais longas. “Independente se o passeio é num trajeto curto ou para lugares mais distantes, o condutor deve manter todos os cuidados com a segurança e o respeito às regras de trânsito para evitar acidentes, preservar a sua vida e a segurança de todos”, alerta a gerente de Educação de Trânsito e Estatística, Sheila Sibaldo Silverol.

 

Antes de pegar estrada, é importante conferir, ainda, se está com toda a sua documentação em dia. Ao dirigir, o motorista deve ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro da validade e em situação regular e o licenciamento, já que são documentos de porte obrigatório. E todos os condutores devem estar com o licenciamento anual de 2017 pago para que possam trafegar em vias públicas com o veículo. “Caso o documento não esteja em dia, o veículo poderá ser retido pela fiscalização”, alerta o gerente operacional do Detran|ES, Cleber Bongestab.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br

Fabricia Borges

3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br

Fátima Negrelli

fatima.negrelli@detran.es.gov.br

Zu Coelho

3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard