O Verão está aí e as férias também, mas as atividades do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) não param. Nesse domingo (12), as equipes de educação e fiscalização no trânsito realizaram ações educativas na Praia de Camburi, em Vitória. As atividades foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Vitória, Eco 101 e a Universidade de Vila Velha (UVV).
A equipe de educação fez abordagem educativas com as pessoas que estavam passando pelo local do evento, convidando para participar do teste do etilômetro realizado pela equipe de fiscalização.
“Durante essas atividades integradas, temos a oportunidade de mostrar à população os trabalhos feitos pelo Detran|ES, bem como desmistificar o etilômetro. É comum nas fiscalizações a gente ver condutores nervosos ao passar pelo teste e isso não é necessário. Afinal, se você não bebeu, não tem por que temer a fiscalização e o etilômetro”, esclareceu o gerente de Fiscalização de Trânsito do órgão, Jedrerson Lobato.
O vendedor Washington Silva é morador de Vitória e não faz uso de álcool. Mas ficou curioso com a ação do Detran|ES e participou do circuito utilizando os óculos que simula o que o condutor sente quando faz uso de álcool e assume a direção de um veículo. Ele também viveu a experiências de passar pelo teste do etilômetro.
"Não bebo nenhum tipo de bebida alcoólica, logo, não saberia qual é a real sensação de estar alcoolizado. E achei interessante passar pela experiência no Detran|ES para comprovar que minhas escolhas são acertadas. Pude entender a gravidade que é a mistura álcool e direção, pois a pessoa perde bastante os reflexos e a noção de direção. Imagina isso no dia a dia nas vias. É realmente uma mistura trágica", disse Silva.
Rodrigo Napoleão, morador de Vitória, aproveitou o domingo de sol para dar uma volta no calçadão com a família e foram juntos participar das diversas atividades oferecidas no evento. Ele também aproveitou para fazer o circuito de direção com os óculos que simulam um estado de sonolência e o teste do etilômetro.
“Esse tipo de atividade mostra para a gente o quanto é necessário termos consciência de nossas atitudes no trânsito. Fica o alerta: se o seu corpo está cansado, para em um local seguro e descansa, porque a sonolência pode tirar os seus reflexos e dificultar uma rápida reação caso necessário o dia a dia do trânsito. Achei essa iniciativa dos órgãos muito importante e esclarecedora para o cidadão”, contou Napoleão.
Além das atividades disponibilizadas pelo Detran|ES, foram oferecidas ações de conscientização, cuidado com a saúde pela UVV. As equipes da Guarda Civil Municipal e do Salvamar também instruíram e orientaram banhistas e pedestres sobre as regras e os cuidados para uma boa convivência no trânsito e no mar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br