11/03/2022 10h43

Detran|ES promove ações educativas em escolas da Serra

Alunos de escolas da Serra estão participando de atividades de educação para o trânsito, promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), no mês de março. O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes a contribuírem para um trânsito seguro e humanizado.

Nessa quinta-feira (10), a equipe de educação do Detran|ES realizou palestras sobre a temática do trânsito para cerca de 400 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor João Loyola, localizada em Serra Sede.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, participou das atividades e destacou a importância das ações educativas com os estudantes para alcançar o objetivo de um trânsito mais seguro. “Os estudantes que hoje estão aqui tendo essa conscientização vão levar o que estão aprendendo para os adultos quando estiverem no trânsito, chamando atenção para a necessidade de colocar o cinto de segurança ou capacete, não utilizar o celular, não ingerir bebida alcoólica e dirigir, e obedecer às regras de forma geral”, frisou.

Ainda de acordo com Givaldo Vieira, desta forma, as crianças e adolescentes serão pedestres e ciclistas melhores e, no futuro, vão se lembrar dessas atividades e terão mais responsabilidade no trânsito. “A equipe de educação do Detran tem feito um trabalho importante em todo o Estado nas vias públicas, empresas e escolas, para reforçar e educação para o trânsito no Espírito Santo”, completou.

O estudante Deivid Barbosa de Oliveira, de 16 anos, contou que esse tipo de projeto é importante para dar uma visão de futuro aos alunos da escola. “Nessas palestras, fala-se em educação no trânsito e o perigo de misturar bebida e direção, por exemplo. Nas escolas muitos jovens já dirigem e gostam de sair, então, é importante ter essa conversa para incentivar uma boa atitude no trânsito, que vai fazer diferença na vida de todo mundo. Além disso, eu e meus colegas podemos levar essas informações para dentro de casa, incentivando pais, irmão e amigos a respeitarem as regras no trânsito”, disse.

Nesta sexta-feira (11), a equipe de educação do Detran|ES realiza palestra para alunos do Ensino Médio da EEEFM Vila Nova de Colares, em Vila Nova de Colares, na Serra. Na segunda-feira (14), alunos do Ensino Fundamental da EEEFM Campinho, em Campinho da Serra I, também no município da Serra, participarão de atividades na Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas, no qual os participantes jogam como se fossem os pinos. A dinâmica é usada pela equipe do Detranzinho para ensinar regras e comportamentos do dia a dia no trânsito.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação no trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de ofício endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via E-Docs, ou presencialmente na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho