07/08/2019 14h00

Detran|ES promove atividades educativas de trânsito em Linhares

Um jogo lúdico com contos de histórias, teatro de fantoches, perguntas sobre comportamento, sobre o que é certo e errado no trânsito, e dicas de segurança. Essas são as atividades educativas levadas pelo Detranzinho, o espaço de educação do trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), aos mais de 4 mil alunos da Educação básica ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 4 e 14 anos, das escolas do município de Linhares, nesta semana. As atividades acontecem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação até a próxima sexta-feira (09).

Entre as atividades com os estudantes está a Transitolândia, um jogo, em formato de tabuleiro, em que são abordadas situações sobre o dia a dia no trânsito. O objetivo é fazer, de forma leve e lúdica, com que os alunos compreendam e absorvam as regras de trânsito e atuem como protagonista na transformação do trânsito.

A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol, destaca que as atividades educativas do órgão têm como objetivo principal a conscientização e a redução dos altos índices de acidentes de trânsito no Estado.

“Com as atividades desenvolvidas com o público em idade escolar, buscamos tornar os estudantes multiplicadores na defesa de um trânsito mais seguro e humanizado, fazendo com que eles entendam sobre esse espaço de convivência diária, onde todos têm direitos e deveres”, pontua a gerente.

Durante toda a semana, a equipe do Detranzinho estará nas escolas EMEF “Elza Roni Scarpati”, EMEF “Roberto Moreira”, EMEF “Orozimbo Leite”, EMEF “José Modeneze”, EMEF “Prof. Roberto Calmon”, EMEF “Dinorah Almeida Rodrigues”, CEIM “Enock de Freitas” e CEIM “Manoel Farias de Souza”.

Detranzinho

Durante todo o ano, o Detranzinho faz visitas nas unidades escolares para realizar atividades de educação de trânsito voltadas para crianças e adolescentes de todas as idades.

Além de ir até as escolas, o Detranzinho também recebe visitas em seu novo espaço, localizado na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, 49, bairro Boa Vista II (atrás do Hospital Vitória Apart). Inaugurado em dezembro, o espaço físico do Detranzinho está mais moderno, colorido e preparado para receber crianças e adolescentes para as atividades educativas do órgão. Possui auditório, sala de teatro de fantoches, área para a Transitolândia e circuito de rua e refeitório.

As escolas e instituições que quiserem o serviço do Detranzinho devem fazer a solicitação por meio de oficio, endereçado ao diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que deve ser protocolado na sede do departamento ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

Informações à imprensa:

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho