Governo do Estado do Espírito Santo
10/09/2019 20h26

Detran|ES promove workshop sobre combate às fraudes no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) coordenou, nesta terça-feira (10), o workshop “O uso da inteligência artificial no combate às fraudes no sistema de trânsito”, que reuniu especialistas no assunto e apresentou o sistema de inteligência artificial e analítica contratado pelo órgão. O sistema será utilizado nos processos de veículos e habilitação. No evento houve contribuições para padronizar a atuação do órgão na autuação de processos administrativos.

Além da equipe técnica especializada do Detran|ES, também participaram consultores da Solução de Inteligência Analítica e convidados de órgãos públicos que atuam em ações investigatórias de fraudes no trânsito, a exemplo de policiais das Delegacias Especializadas em Furto e Roubo de Veículos; de Defraudação; Delitos de Trânsito; equipe de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); do Batalhão de Trânsito do Espírito Santo (BPTran) e do Ministério Público.

Na abertura do Workshop, pela manhã, o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explicou como o sistema de inteligência artificial e analítica será importante para impedir as fraudes na obtenção da CNH. “Essa ferramenta é capaz de interpretar detalhes de imagens, como formulário da CNH, os dados e a foto impressa nele, e fazer comparações com outros bancos de dados. Então é uma ferramenta que vai nos ajudar a continuar combatendo as tentativas de fraudes na CNH. Nós já fazemos isso, chegamos a cancelar algumas CNH obtidas de forma irregular, e agora estamos acrescentando mais essa ferramenta tecnológica para que, de forma sistêmica, possamos ampliar essa capacidade de evitar as fraudes”, disse.

Também falaram na ocasião o Coordenador Geral de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Estado do Governo, Victor Murad Filho, que ressaltou a importância estratégica do uso de tecnologia no combate à fraude e melhoria processual.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que a tecnologia torna mais efetivo o trabalho de combate a fraudes, além de diminuir os custos. “Com sistemas inteligentes conseguimos atuar na prevenção e ir além da punição. Parabéns ao Detran por abraçar esse projeto", disse. O secretário observou que a tecnologia já vem fazendo diferença no Estado e deu o exemplo do Observatório de Despesa Pública, laboratório eletrônico de cruzamento de dados de diversos sistemas utilizados pelo Governo do Estado.

Na sequência, a empresa de tecnologia SAS apresentou as ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento do Projeto.

Dinâmica

Na parte da tarde, os representantes das entidades envolvidas no combate à fraude participaram de uma dinâmica em que puderam identificar as suscetibilidades nos processos de veículos e de habilitação e propor soluções inovadoras que podem ser implementadas no combate a fraudes.

Inteligência Artificial

A ordem de serviço para contratação da Solução de Inteligência Analítica foi assinada pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do órgão, Givaldo Vieira, no Palácio Anchieta, em agosto. A implantação do sistema de inteligência artificial e analítica visa fortalecer a identificação, prevenção e o combate às fraudes na estrutura do trânsito.

Após implantado, o sistema será capaz de fazer, em todos os procedimentos relacionados a veículos, habilitação, infrações realizadas pelo Detran|ES, uma análise detalhada do documento apresentado pelo cidadão para verificar a autenticidade do mesmo e conferir, no caso de falsificação, com documentos originais.

A contratação da Solução de Inteligência Analítica está prevista no Planejamento Estratégico do Estado e será usada prioritariamente no trabalho de identificação, prevenção e combate a fraudes externas e internas, uma das principais bandeiras da gestão do Detran|ES e do Estado, além do uso de inteligência artificial para aumentar a produtividade na análise dos processos administrativos do Detran e de modelos estatísticos para acompanhamento e prevenção de acidentes de trânsito no estado através da criação do Observatório do Trânsito.

O uso intensivo de inteligência artificial permitirá que os cidadãos encaminhem digitalmente suas solicitações que serão analisadas e encaminhadas com maior celeridade e eficácia com o apoio de rotinas computacionais que analisarão automaticamente a validade e a integridade das informações recebidas.

Além do combate às fraudes e da eficiência na execução de seus processos, o Detran|ES, adquirindo a Solução de Inteligência Analítica do SAS, irá contribuir para a obtenção de melhorias na segurança pública do Estado, pois, com a identificação de qualquer indício de licenciamento ou emissão de documentos fraudulenta, menor é a possibilidade de que um carro ou um motorista em situação irregular circule pelas ruas. Com isso, diminuem os acidentes ou quaisquer outros prejuízos que eles possam causar à sociedade, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos capixabas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

(27) 3137-2627 / 99943-7060

imprensa@detran.es.gov.br

Assessora de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard