Dentro da programação do “Maio Amarelo”, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) recebeu em sua sede, em Vitória, nessa quarta-feira (07), quatro escolas para a assinatura da adesão ao Programa de Agentes de Trânsito Mirim Escolar (ATME). O objetivo é desenvolver na comunidade escolar atitudes seguras no trânsito, gerando decisões responsáveis e assertivas nas vias públicas.
O programa é voltado para a conscientização da importância da segurança viária, por meio da Educação de Trânsito, e busca o aprimoramento do trânsito nos acessos às escolas. Podem participar alunos com idades entre 3 a 17 anos, selecionados pelas escolas da rede pública municipal e estadual que aderiram ao projeto. As atividades se darão nas vias de acesso à unidade escolar, em parceria com as guardas municipais dos municípios e as secretarias de educação dos respectivos municípios.
Em 2024, primeiro ano do programa, cinco escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual das cidades de Cariacica, Guarapari, Serra, Viana e Vitória participaram das ações e capacitaram os estudantes para práticas mais conscientes no trânsito e a adoção de comportamento seguros que promovam a segurança no entorno escolar.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância dessa iniciativa. "Uma grande parcela das vítimas no trânsito é jovem e o caminho para a gente melhorar esse cenário a longo prazo passa pela educação. O envolvimento dos estudantes desde pequenos faz com que eles compreendam a mensagem e a necessidade de serem responsáveis no trânsito. Entendemos que esse programa contribuirá para a disciplina dos alunos, buscando educar e formar bons cidadãos e propagar um bom comportamento, dando aos alunos responsabilidade e competência para que auxiliem na melhoria do trânsito no entorno das escolas”, ressaltou Givaldo Vieira.
O ATME
O Programa de Agentes de Trânsito Mirim Escolar, o ATME, pretende melhorar gradativamente o trânsito e o comportamento dos componentes do trânsito, no entorno das escolas que se comprometerem com o programa. Para que isso seja possível, serão realizados treinamentos nas escolas com os alunos e professores.
“O intuito é fazer do aluno um agente de trânsito mirim. Isso em parceria com as autoridades de trânsito locais e com os professores. Queremos trabalhar com as crianças, porque sabemos que elas têm mais facilidade em replicar bons comportamentos e, também, atuar como fiscalizadores de seus pais e responsáveis. Mas vamos incluir os familiares nesse processo também, aumentando a probabilidade de alcançar a redução de sinistros de trânsito o quanto antes. Acreditamos que vamos conseguir entregar esses resultados a médio prazo”, pontuou a gerente de Educação no Trânsito Teresa Mate.
Serão feitos trabalhos visando desenvolver habilidades de observação, de comunicação e de liderança, fazendo com que a comunidade escolar tenha consciência na tomada de decisão em situações de trânsito e alcançar o respeito pelas normas de trânsito, além de desenvolver a empatia entre os usuários da via pública, tanto os alunos quanto os seus pais e/ou responsáveis.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges