Governo do Estado do Espírito Santo
30/01/2026 16h41

Detran|ES recebe secretário Nacional de Trânsito para alinhar implementação da ‘CNH do Brasil’ e melhorias operacionais

Foto: Brenda de Paula / Ascom - Detran|ES

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Givaldo Vieira, recebeu, nessa quinta-feira (29), o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. A agenda técnica teve como foco principal o monitoramento do programa CNH do Brasil no Estado, em conformidade com a Resolução Contran nº 1.020, além do alinhamento de normativas para a rede credenciada e fiscalização.  

Alinhamento sobre a CNH do Brasil  

Durante o encontro, o secretário Adrualdo Catão apresentou um panorama nacional do programa e reforçou a importância do acompanhamento rigoroso das novas etapas de exames. Em seguida, o diretor de Habilitação e Veículos (DHV), Raphael Piekarz, apresentou o estágio atual de implementação do novo modelo de formação de condutores no Espírito Santo.   

Adrualdo Catão pontuou que o Espírito Santo vem se destacando na adaptação de sistemas e rotinas administrativas. Givaldo Vieira confirmou que o órgão está entre os primeiros a se adaptar às diretrizes da CNH do Brasil. “Nós estamos trabalhando na modernização do sistema para que, além de fluido, seja seguro e garanta ao povo capixaba condições de conduzir o veículo com segurança”, afirmou Vieira.  

Um dos pontos de destaque da agenda com a equipe do Detran|ES foi a discussão sobre as provas práticas. Catão pontuou que, embora o novo formato tenha passado por modernizações — como a ausência da baliza em determinados contextos de avaliação, conforme as novas regras —, o rigor técnico permanece elevado.   

"O foco agora é a realidade do trânsito e o cumprimento das obrigações do CTB. Não significa que ficou mais fácil, mas sim que a avaliação está mais próxima do dia a dia das ruas", disse o secretário nacional.  

Diálogo com a rede credenciada  

O diretor-geral, Givaldo Vieira, reforçou que o Detran|ES tem recebido e ouvido a rede credenciada, como clínicas médicas e psicológicas e Centros de Formação de Condutores (CFCs).  

"Temos mantido um diálogo constante com todas as categorias, ouvindo as demandas, mas sempre reforçando que o Detran|ES, como órgão executivo, tem o dever de cumprir rigorosamente a legislação federal vigente", destacou.  

Mobilidade e Fiscalização: Bikes Elétricas e PNATRANS  

A pauta também abrangeu a segurança viária e a micromobilidade. O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-ES) e a equipe de fiscalização reforçaram o pedido à Senatran por uma regulamentação célere e clara sobre o uso de bicicletas elétricas, baseada em propostas já enviadas pelo conselho capixaba.  

Além disso, foi pleiteada uma capacitação técnica no Espírito Santo ministrada pela equipe do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), visando fortalecer as estratégias de preservação de vidas nas vias do Estado.  

Presenças  

A reunião contou com a participação de todo o corpo técnico do Detran|ES, incluindo diretorias e gerências de Habilitação, Veículos, Fiscalização, Estatística e Administrativa. Também estiveram presentes o presidente do Cetran-ES, Marcus Perozini, e o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), tenente-coronel Flávio Cavatti.  

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Detran|ES 

Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto 

imprensa@detran.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard