14/10/2019 14h22 - Atualizado em 14/10/2019 15h14

Detran|ES reforça presença nas comunidades para prestar serviços e educação de trânsito

O respeito à faixa de pedestres, o uso do cinto de segurança, atenção absoluta ao trânsito e o não uso do celular ao volante são algumas das orientações de segurança no trânsito utilizadas nas ações realizadas pelos agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) no último final de semana.

Na sexta-feira (11), os servidores do Detranzinho - espaço de educação do Detran|ES – estiveram no CMEI “Professora Maria Hilda Aleixo”, em Carapina Grande, na Serra. Cerca de 400 alunos com idades entre três e cinco anos participaram das atividades que incluíam contação de histórias por meio de teatro de fantoches.

De sexta (11) até esse domingo (13), o Detran|ES também esteve presente na Autotech 2019, uma feira de tecnologia automotiva, autopeças, serviços, equipamentos e veículos do Espírito Santo, realizada na Praça do Papa, em Vitória. O órgão levou serviços e orientações relacionados a área de veículos, habilitação e fiscalização. Além, é claro, da parte de educação no trânsito.

Na feira, foi montado um estande com diversas atividades interativas para conscientizar o público sobre as boas práticas para um trânsito mais seguro. O cidadão pode interagir em espaços que tratavam de seis temas: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, o uso do celular e o não uso de capacete, do cinto de segurança e de cadeirinha para crianças, além da Transitolândia, um grande jogo de tabuleiro, no qual os participantes jogam como se fossem os pinos. A dinâmica é usada pela equipe do Detranzinho para ensinar regras e comportamentos do dia a dia no trânsito.

A Sheila Lyrio, mãe da Cecília, de apenas seis anos, participou com a filha do jogo da memória, da transitolândia e da interação com a cadeirinha. “A Cecília sempre coloca o cinto e usa a cadeirinha. Ela está na transição da cadeirinha para o assento. Gostamos muito desta forma lúdica de ensinar às crianças sobre a importância de atitudes corretas no trânsito”, disse Sheila Lyrio.

Já o engenheiro agrônomo Plinio Martins Manchini, aproveitou os serviços ofertados pelo Detran|ES na Praça do Papa para tirar dúvidas sobre como o filho Pedro, de 18 anos, que o acompanhava, poderia fazer o processo de primeira habitação. “Eu ia ter que procurar uma agência do Detran para tirar esta dúvida ou procurar no site. Com o atendimento na feira, pude receber as orientações que precisava”. O Pedro ainda teve a oportunidade de fazer, no local, um simulado de prova teórica e já começar a se preparar para ter acesso à carteira de motorista.

Estado Presente

No sábado (12), os agentes do Detran|ES estiveram ainda na Ação Integrada pela Cidadania, em Terra Vermelha, Vila Velha. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) – que coordena o eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida –, ofereceu atividades e serviços gratuitos à comunidade. Testes rápidos de saúde, assistência jurídica, emissão de documento, orientações de defesa ao consumidor, além de apresentações culturais e recreação para as crianças foram algumas das atividades. A ação foi realizada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC).

A vendedora Laís de Almeida Soares, 30, moradora de Terra Vermelha levou a filha para assistir ao teatro de fantoches. “A iniciativa é boa para conscientizar os pais sobre a importância da cadeirinha devido à violência no trânsito hoje em dia. A minha filha todos os dias usa o cinto e a cadeirinha para ir à creche”, revelou.

Já o Enzo, de 10 anos, morador de Jabaeté e que estava acompanhado por pela mãe Elisangela Assis, afirmou que aprendeu que “quando os carros passarem no sinal verde, nós pedestres temos que respeitar. E quando o semáforo de veículos estiver no vermelho, podemos atravessar”. Enzo disse ainda que vai repassar para os meus amigos que, se eles desobedecerem às leis, pode acontecer algum acidente com eles.

Educação no interior

Ainda no sábado, o Detran|ES, por meio de seus agentes de educação, esteve presente também numa ação social da Igreja Presbiteriana, no município de Santa Leopoldina. Na ação foram ofertados diversos serviços à comunidade e, por parte do Detran|ES, educação para o trânsito, com dicas e orientações de segurança, além de brincadeiras.

A semana

O Detran|ES não para. A semana já começa com palestra para cerca de 40 colaboradores da empresa Elit Indústria de Tintas e Revestimentos LTDA. Com o tema “Trânsito Seguro”, a palestra é um momento oportuno para o debate acerca de temas que abordem cidadania, solidariedade, ética no trânsito, igualdade, meio ambiente e saúde.

Palestras e atividades educativas

Durante todo o ano, o Detran|ES faz visitas a empresas e a unidades escolares para realizar atividades de educação de trânsito voltadas para adultos, crianças e adolescentes. A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol, destaca que as atividades educativas do órgão têm como objetivo principal a conscientização e a redução dos altos índices de acidentes de trânsito no Estado.

As empresas e escolas que quiserem receber a equipe de educação do Detran|ES no seu município devem fazer a solicitação por meio de oficio endereçado ao diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que deve ser protocolado na sede do departamento ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060