Governo do Estado do Espírito Santo
21/03/2018 18h39

Detran|ES se reúne com os representantes do setor de rochas ornamentais no Estado para fomentar Programa de monitoramento logístico

Foto: Ascom/Detran|ES
Em pauta estava a apuração das primeiras informações que servirão de base para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas aplicadas sobre acidentes de trânsito e suas causas no ES

Com o objetivo de envolver e alinhar as demandas dos representantes do setor de rochas ornamentais no Estado para fomentar o Programa de monitoramento logístico no Estado, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Romeu Scheibe Neto, reuniu-se com os representantes do segmento na manhã desta quarta-feira (21). Participaram da ocasião os representantes da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), instituição de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Laboratório de Transportes da UFSC (Labtrans).

 

Em pauta estava a apuração das primeiras informações que servirão de base para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas aplicadas sobre acidentes de trânsito e suas causas no Estado do Espírito Santo, com vistas à implantação do Programa voluntário de monitoramento logístico de rochas ornamentais e do observatório de registro de informações.

 

A Superintendente da Associação Brasileira dos Exportadores de Rochas - Centro Rochas, Olívia Tirello, destaca esse programa como uma importante e concreta ação que apresentará resultados excepcionais para o setor. “Ao longo dos anos a gente vem lutando contra esses acidentes nas estradas, e agora estamos vislumbrando um momento muito importante que é de encontrar uma solução para todo esse problema. E o principal favorecido com isso é a sociedade. Quando estivermos transitando nas estradas do Estado, nos sentiremos muito mais seguros por saber que existe um sistema que está cuidando da segurança viária”, pontuou.

 

Já o Superintendente do sindicato de transporte de cargas e logística no Estado do Espírito Santo (Transcares), Mario Natali, trata esse programa como algo histórico, em que se pode ver o Estado se unindo ao setor de rochas para formatar um projeto onde a prioridade é a vida. “Esse programa vai permitir que tenhamos no Espírito Santo um setor de rochas seguro, da mineração a entrega ao destinatário final, passando, claro, pelo transporte da carga. O que somente será possível com responsabilidade, capacitação, controle e observação, e esse programa trará isso ao setor”, reforçou.

 

E para o presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas-ES), Tales Machado, o programa contribuirá para que amplie a competitividade no setor. “Vai haver um estímulo na regularização no setor de rochas ornamentais. Hoje apenas 27% do transporte dessa carga é feito por veículos regulares. O arrocho nas exigências à regulamentação e fiscalização, vai incentivar que as empresas se adequem e contratem apenas transportadores regulamentados”, reiterou.

 

A fiscalização do transporte de blocos e chapas serradas de rochas ornamentais foi tema de outra reunião de trabalho, ocorrida ainda na manhã desta quarta-feira (21), entre o Detran|ES, a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Em outubro do ano passado, Romeu Scheibe Neto, diretor-geral do Detran|ES, juntamente com os representantes do segmento de blocos e chapas serradas de rochas ornamentais e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, realizou uma visita técnica à Universidade Federal de Santa Catarina, onde conheceu soluções tecnológicas que, uma vez implantadas, ajudarão no combate do transporte irregular de rochas ornamentais, permitindo uma ação mais efetiva da fiscalização do excesso de peso transportado.

 

Vale lembrar que o Detran|ES, o Sindirochas Espírito Santo, o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), a Associação Nacional dos Organismos de Inspeção (ANGIS) e o Sest/Senat realizaram uma ‘força-tarefa’ no ano passado, a fim de promover a regularização dos condutores de veículos que fazem o transporte de rochas nas rodovias do Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br

Fabricia Borges

3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br

Fátima Negrelli

fatima.negrelli@detran.es.gov.br

Zu Coelho

3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard