28/11/2023 17h15

Detran|ES sedia exposição de desenhos sobre trânsito feitos por estudantes de Vitória

Foto: Iago Torezani / Detran|ES

Teve início na Sede Administrativa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em Vitória, a exposição de desenhos sobre conceitos de educação no trânsito que foram realizados por alunos de quatro escolas estaduais da Capital. No total, são 28 obras que ficarão expostas até esta quinta-feira (30). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Detran|ES, a Organização Não Governamental (Ong) Junior Achievement (JA Espírito Santo) e a Secretaria da Educação (Sedu).

Os trabalhos produzidos pelos estudantes foram selecionados por meio de um concurso promovido pelo Programa Global de Educação em Segurança Viária para Uma Nova Geração (VIA), que está na segunda edição no Brasil, com a primeira participação do Espírito Santo. O objetivo da iniciativa é utilizar uma metodologia ativa voltada para a educação em segurança no trânsito e destinada aos jovens, para que se tornem agentes da mudança nas comunidades em que vivem.

Estão expostos desenhos dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aflordízio Carvalho da Silva, da EEEFM Almirante Barroso, EEEFM Elza Lemos Andreatta e da EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli.

As obras foram desenhadas por grupos de até cinco alunos, com uma ilustração em resposta à pergunta: “Como o caminho para a escola pode ser mais seguro?”, com destaque para um desenho feito por alunos da Escola Almirante Barroso, localizada em Goiabeiras, que foi escolhida em segundo lugar na etapa nacional do VIA. Em uma etapa anterior ao concurso, servidoras da equipe de Educação de Trânsito do Detran|ES e voluntários da Junior Achievement realizaram ações educativas nas escolas, com foco na sensibilização e orientação dos estudantes sobre a temática.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que o concurso e a exposição de desenhos com a temática do trânsito vão ao encontro das ações da Escola Pública de Trânsito, coordenada pela autarquia no Estado.

“Implementar o ensino dos conceitos da educação de trânsito nas escolas envolvendo professores, diretores, alunos e entidades respeitadas é um dos objetivos da Escola Pública que estruturamos. Nesse sentido, trabalhamos essa parceria com a JA Espírito Santo, que presta um transformador trabalho com jovens para que possam fazer a diferença em suas comunidades. E a educação no trânsito tem mesmo que ser aplicada fundamentalmente na base, ou seja, com as crianças e adolescentes”, afirma Givaldo Vieira.

De acordo com a JA Espírito Santo, em Vitória, mais de 800 alunos da rede pública foram impactados, parte de um total de 4.097 estudantes de mais de 20 escolas dos ensinos Fundamental e Médio em sete cidades do País. Além da Capital, Vitoria, participaram colégios de São Paulo (SP), Guarulhos (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ) e Duque de Caxias (RJ).

A exposição dos trabalhos de arte dos alunos da Capital é aberta ao público, das 9h às 17h, na sede do Detran, na Avenida Fernando Ferrari, 1.080, Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, Mata da Praia, em Vitória.

História do concurso

Segundo a JA Espírito Santo, o VIA foi criado pela TotalEnergies Foundation e Michelin Foundation, com o apoio da Parceria Global para Segurança no Trânsito (GRSP — Global Road Safety Partnership), a organização de segurança viária sediada na Federação Internacional da Cruz Vermelha (IFRC).

O programa vem sendo implementado desde 2019 em mais de 25 países, visando a conscientizar os jovens sobre comportamentos relacionados aos riscos de acidentes em vias e estradas. Mundialmente, mais de 100 mil alunos já participaram da iniciativa, recebendo uma média de oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito.

Com informações da Assessoria de Imprensa da JA Espírito Santo

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles