17/07/2023 16h41 - Atualizado em 17/07/2023 18h00

Detran|ES treina agentes de Trânsito de São Gabriel da Palha para fiscalização e aplicação de multas de forma eletrônica

Mais praticidade e otimização na coleta de dados de condutores e veículos durante as fiscalizações do trânsito em vias urbanas. Esse é um dos principais objetivos do uso do talonário eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) – sistema disponibilizado para a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e também aos agentes de Trânsito Municipais –, que possibilita aos profissionais o registro de infrações, por meio deste aplicativo.

E na última quinta-feira (13), a Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES (GEFIT) realizou o treinamento para que agentes de São Gabriel da Palha possam atuar com o manuseio do aplicativo talonário eletrônico nas operações de fiscalização na cidade. A ferramenta vai possibilitar ao profissional ter acesso aos dados do veículo e da habilitação de quem o conduz, no momento da abordagem.

O sistema, que funciona em smartphones e com acesso restrito apenas aos agentes de trânsito, já é utilizado em fiscalizações realizadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e todos os demais batalhões do Estado e por agentes municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina e Barra de São Francisco.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, o uso dessa tecnologia está proporcionando uma grande eficiência no dia a dia dos agentes e autoridades de trânsito. “O talonário eletrônico contribui para fortalecer o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros ao preencher as informações dos autos das infrações cometidas, além de permitir o lançamento imediato de todos os dados no sistema do Detran|ES. É um avanço significativo, pois no lugar de papel para preencher os autos de infração, tudo é feito eletronicamente, e ainda permite deslocar agentes que ficariam responsáveis por lançar manualmente as infrações no sistema para atuação direta na segurança viária”, afirmou.

O diretor do Departamento de Trânsito de São Gabriel da Palha, Oliveira Custódio Filho, ressaltou a importância do uso dessa tecnologia e contou ainda que o treinamento da equipe do Detran|ES foi muito proveitoso. “O talonário eletrônico é uma ferramenta importantíssima para os agentes de Trânsito da nossa cidade. Com ele o trabalho de campo se torna mais fácil e também com maior precisão nos dados, uma vez que todas as informações estão à disposição no programa”, disse.

Givaldo Vieira destacou ainda que essa integração com os municípios capixabas visa fortalecer a fiscalização nas vias, sempre com o foco em preservar as vidas no trânsito. "Nossa gestão no Detran|ES sempre esteve atenta e preocupada em promover a educação dos motoristas, por isso, sempre realizamos ações conjuntas com as prefeituras, visando educar e conscientizar. Mas, também é preciso punir aqueles condutores que ainda insistem em desrespeitar às leis, colocando em risco a vida das demais pessoas no trânsito".

Givaldo Vieira informou também que há previsão para que, em breve, os agentes municipais de São Mateus e Baixo Guandu passem pelo treinamento do Órgão. “Sendo assim, concretizaremos o planejamento da gestão, com a GEFIT, para que todas as cidades com o trânsito municipalizado no Espírito Santo utilizem o talonário eletrônico fornecido pelo Detran|ES”, afirmou.

A capacitação dos Agentes de Trânsito Municipais de São Gabriel da Palha contou com aulas práticas e os profissionais estão aptos ao uso do sistema para notificar infrações de trânsito, aplicando as medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O treinamento contou também com a participação da Polícia Militar e do Diretor Municipal de Trânsito, Oliveira Custódio Filho.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles