25/02/2021 18h57 - Atualizado em 26/02/2021 17h36

Detran|ES treina agentes de trânsito em Cachoeiro de Itapemirim para uso de talonário eletrônico

Para fortalecer a fiscalização de trânsito, de forma integrada e com foco na preservação da vida nas vias, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta quinta-feira (25), em Cachoeiro de Itapemirim, um treinamento para os agentes de trânsito do município utilizarem o talonário eletrônico em blitze. Trata-se de uma ferramenta que possibilita ao profissional ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem.

O treinamento foi disponibilizado pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação e da Gerência de Fiscalização do Detran e contou também com a participação do diretor geral do Órgão, Givaldo Vieira, do vice-prefeito, coronel Ruy Guedes, e do secretário municipal de Mobilidade, Alexandro da Vitória.

O talonário eletrônico faz parte de um sistema contratado pelo Detran|ES e disponibilizado para a Polícia Militar (PMES) e Guardas Municipais, que contribui para otimizar o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permite o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran|ES.

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, o foco na digitalização dos serviços e procedimentos, além do investimento forte em soluções tecnológicas, é essencial para aperfeiçoar as entregas à população. “A integração dos órgãos, somada à tecnologia oferecida pelo Detran|ES para a Polícia Militar e para as Guardas Municipais, bem como o treinamento feito pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), contribuirá significativamente para que a fiscalização de trânsito, com foco na proteção da vida, seja mais integrada e efetiva em todo o Estado, afirmou.

Givaldo Vieira prosseguiu: “o talonário eletrônico possibilita otimizar a coleta de informações para que, por meio da análise de dados estatísticos com maior assertividade, trabalhemos de forma integrada à fiscalização e à educação de trânsito em locais com maior número de acidentes, buscando a redução dos mesmos, bem como de mortes e sequelas permanentes nas pessoas. Em breve, também será disponibilizado o boletim do registro de acidentes eletrônico, a partir do mesmo sistema”, explicou.

O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, coronel Ruy Guedes, ressaltou que o sistema de remoção e guarda de veículos contratado pelo Detran|ES em breve estará em funcionamento na cidade, destacando a importância da tecnologia. “A fiscalização de trânsito efetiva reduz acidentes, internações, os custos do Estado e, sobretudo, os crimes, pois muitos bandidos utilizam, por exemplo, motocicletas para cometer delitos”, salientou Guedes.

O talonário já é utilizado nas fiscalizações pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), por agentes de fiscalização do Detran e por agentes das guardas municipais de Vila Velha, Linhares, Viana, Cariacica e Serra.

O treinamento contou com a presença do coordenador de Fiscalização do Detran|ES, Sebastião Sabino, do gerente de T.I., Marcel do Nascimento Alves, do subgerente de Infrações e Penalidades do Detran|ES Arthur Carnelli e do servidor Raphael Pierkaz.

CNH Social

No município, o Detran|ES também concretizou, na Câmara de Vereadores, a entrega de carteiras de habilitação para cerca de 30 beneficiários do programa CNH Social que moram em Cachoeiro, Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivácqua.

A solenidade contou com a presença do diretor geral Givaldo Vieira; do vice-prefeito, coronel Ruy Guedes; do gerente de Habilitação do Detran, Rodrigo Cândido; de vereadores, representantes de clínicas, centros de formação de condutores e de despachantes documentalistas.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho