26/05/2021 16h43

Detran|ES treina Guarda de Trânsito de Vitória para aplicação de multas de forma eletrônica

Foto: Victor Amaral / Ascom Detran|ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta quarta-feira (26), treinamento de agentes municipais de trânsito de Vitória para utilização do Talonário Eletrônico pela Guarda de Trânsito da Capital. Os órgãos também fizeram a assinatura simbólica do convênio para utilização do serviço de remoção e guarda de veículos apreendidos por crimes e infrações de trânsito, que já está em operação.

O treinamento para o manuseio do aplicativo talonário eletrônico nas operações de fiscalização é ministrado pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) do Detran|ES. A ferramenta possibilita ao profissional ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem.

O talonário eletrônico contribui para otimizar o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permite o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran|ES. A ferramenta já é utilizada nas fiscalizações pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e todos os demais batalhões do Estado e por agentes das guardas municipais de Vila Velha, Linhares, Viana, Cariacica, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, considera de grande importância a implantação do talonário eletrônico em Vitória. “A utilização dessa importante ferramenta tecnológica na capital do Estado vem para reforçar o uso dessa tecnologia com outros órgãos de trânsito capixabas, equipando os agentes para atuar de forma inteligente, coordenada e coletiva. Isso, certamente, contribuirá para que a fiscalização de trânsito seja mais integrada e efetiva em todo o Estado e tenha foco na proteção da vida. O talonário eletrônico é uma importante solução tecnológica que também vai otimizar a coleta de informações para que, por meio da análise de dados estatísticos com maior assertividade, trabalhemos de forma integrada a fiscalização e a educação de trânsito em locais com maior número de acidentes, buscando a redução dos mesmos, bem como de mortes e sequelas permanentes nas pessoas”, afirmou.

"É uma importante parceria entre a Guarda Civil Municipal de Vitória e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), proporcionando inovação na lavratura dos autos de infração, bem como na questão das estatísticas, já que o aplicativo proporcionará um controle dos autos de infração, inclusive com georreferenciamento. Também é importante na economicidade, porque não pagaremos mais por este serviço, tendo a parceria gratuita com o Detran|ES", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Icaro Ruginski.

A cidade de Colatina também está aderindo ao sistema e os agentes municipais de trânsito devem passar pelo treinamento em breve.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

Fotos: Victor Amaral