17/02/2020 10h18 - Atualizado em 17/02/2020 10h19

Detran|ES valida contatos com prefixos de outros estados nos serviços de Habilitação

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) passa a permitir, a partir desta segunda-feira (17), que cidadãos que possuem telefones com prefixos de outros estados, a exemplo de municípios que fazem divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, possam ter validados os procedimentos de Habilitação. Isso porque o Órgão exige o fornecimento de um número de telefone celular e/ou e-mail válido sempre que o usuário do sistema de Habilitação for realizar um serviço.

Esta ação possibilitará também que o cidadão receba notificações relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como o alerta sobre renovação, pontuação, dentre outras iniciativas implantadas pelo programa Detran 100% Digital. A novidade, conforme explica o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, atende a uma demanda apresentada ao Órgão por moradores de Bom Jesus do Norte, e também contemplará a confirmação de agendamento de provas via SMS e e-mail.

“Recebemos vereadores de Bom Jesus do Norte que colocaram a dificuldade de moradores daquele município de acessarem a serviços de Habilitação por terem celulares com prefixo do Rio de Janeiro (022), tendo em vista a proximidade com Bom Jesus do Itabapoana, cidade fluminense. Pois então adequamos o sistema após contato com empresas de telefonia para oferecer essa facilidade. O objetivo do Detran|ES é, além de tornar os serviços cada vez mais digitais, aumentar a segurança e ter um contato mais eficaz com os condutores capixabas”, frisa Givaldo Vieira.

A iniciativa do Detran|ES permitirá que usuários que possuem telefones com prefixos de outros estados tenham acesso aos seguintes serviços: Alteração de endereço; solicitação de 2ª via de CNH; Aviso de Vencimento do Processo de 1ª Habilitação; Aviso Ultrapassou 12 Pontos na CNH; Aviso Vencimento da CNH; Aviso Vencimento da Permissão; Aviso Pontuação para Curso Preventivo de Reciclagem; Aviso Envio Credencial Instrutor; Aviso Bloqueio CNH; Validar Celular Renach; Agendamento Exames.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060