02/04/2018 10h46 - Atualizado em 02/04/2018 10h48

DetranES: escolas de Sooretama recebem ações de educação no trânsito

Foto: Divulgação

Os agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) irão realizar atividades educativas no município de Sooretama, esta semana. A cidade será a primeira a receber as ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no “Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN)”.

O FETRAN é um projeto de educação para o trânsito que tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança no trânsito, por meio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar, incluindo transversalmente a temática.

A partir desta segunda-feira (02), a equipe do Detranzinho estará nas escolas EEEFM “Armando Barbosa Quitiba”, EMEF “Pedro Balbino De Menezes” e EMEF “Prof. Alberto Stange Junior”. Serão realizadas atividades com crianças e jovens que estudam do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. A expectativa é de atender diretamente 2.090 alunos.

Detranzinho

Durante todo o ano, o Detranzinho faz visitas nas unidades escolares para realizar atividades de educação de trânsito voltadas para crianças e adolescentes de todas as idades.

As escolas e instituições que quiserem o serviço do Detranzinho Itinerante no seu município devem fazer a solicitação por meio de oficio, endereçado ao diretor-geral do DETRAN|ES, Sr. Romeu Scheibe Neto, que deve ser protocolado na Sede do Detran|ES ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

FETRAN

O projeto é organizado pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sooretama e o Detran|ES. O objetivo é alcançar cerca de 18 mil pessoas entre alunos, professores e demais profissionais da escola, familiares de alunos e comunidade.

Durantes a execução do FETRAN, estudantes e professores produzirão trabalhos com a temática trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, cartazes, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural.

Ainda será realizado um Seminário Estudantil Temático de Trânsito, em cada escola participante. Será escolhido um tema geral, além de subtemas específicos de acordo com as séries/anos e faixa etária dos alunos, a fim de estimular o debate, incentivar a pesquisa e a produção de estudos relacionados à segurança no trânsito.

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br