07/11/2019 14h45

Detranzinho reforça educação no trânsito com estudantes no noroeste do Estado

O município de São Gabriel da Palha recebe nesta semana diversas ações de educação para o trânsito promovidas pela equipe do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). As atividades do Detranzinho acontecem desde a segunda-feira (04) e seguem até esta sexta-feira (08), contemplando sete escolas do município, além de abordagens educativas nas ruas do município.

O projeto ‘Detranzinho Itinerante’, que realiza ações educativas em escolas, vai envolver cerca de 1.900 alunos com idade entre 3 e 10 anos no município. Eles participam de atividades lúdicas realizadas pela equipe de educação do Detran|ES desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos alunos. Os estudantes participam de teatro de fantoche, contação de história, roda de conversa e do jogo Transitolândia, todos com a temática do trânsito.

A ação contempla a seguintes escolas: Escola Chapeuzinho Vermelho; Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Prof.ª Maria Celeste Torezani Storch; Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental EMEIEF João Gabriel; Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental EMEIEF Bem Viver; Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Prof.ª Anna Cavatti Colombi; Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Prof. Carlos Dias Miranda Cunha; e Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Bertollo Malacarne.

O olhar de professores e alunos

Para a professora Dreise Rigo, da EMEF Prof.ª Anna Cavatti Colombi, a participação dos estudantes nas atividades do Detranzinho vai contribuir para que as crianças tenham mais atenção no trânsito e fiquem mais seguras. “Foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos. As crianças tiveram a possibilidade de aprender as normas de comportamento na rua, na calçada, no carro, no transporte escolar, que são regrinhas que eles vão aproveitar muito para a segurança deles no dia a dia”, disse.

O estudante Carlos Frederick, da EMEF Prof. Carlos Dias Miranda Cunha, gostou de participar das atividades sobre trânsito. “Eu achei muito legal esse projeto do Detranzinho para incentivar as crianças a aprender mais sobre o trânsito e também para falar com o pai e com a mãe o que aprendeu aqui”.

Além da ação nas escolas, a equipe do Detranzinho também fez abordagem nas ruas do município de São Gabriel da Palha para conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito e, assim, contribuir para a redução do número de acidentes.

As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Polícia Militar.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
3137-2627 / 99943-7060