Governo do Estado do Espírito Santo
07/12/2018 10h04 - Atualizado em 07/12/2018 10h05

Detranzinho retoma atividades de educação de trânsito em novo espaço

A equipe de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está em um novo espaço, mais moderno, colorido e preparado para receber crianças e adolescentes para as atividades educativas do órgão. O Detranzinho retomou suas atividades nesta semana no bairro Boa Vista, na Serra, e já recebeu cerca de 150 estudantes da Emef Espaço Alternativo Jardim Carapina.

 

Em uma das ações realizadas, cerca de 50 estudantes do 4º ano estiveram no Detranzinho e participaram de atividades com a temática do trânsito como contação de histórias, teatro de fantoches e “Transitolândia”, um grande jogo de tabuleiro com perguntas sobre comportamentos seguros no trânsito. Ao final das atividades, as crianças lancharam e receberam brindes com a temática estudada.

 

A estudante Marianna Karla, de 9 anos, participou da atividade de contação de histórias, em que os pequenos puderam participar falando sobre os seus comportamentos no trânsito e responder a perguntas sobre como agir no dia a dia de forma segura. “Aprendi que o motorista não pode beber e dirigir nem usar o celular enquanto dirige. Vou prestar mais atenção e tomar mais cuidado no trânsito”, disse.

 

“Sempre presto atenção ao semáforo quando vou atravessar na faixa de pedestres. Aprendi várias coisas aqui que vou poder ensinar para a minha família”, disse o aluno Felipe de Oliveira Dias Candeias, 10, que assistiu ao teatro de fantoches.

 

Depois de participar da Transitolândia, a estudante Isabella de Souza Santana, 10, disse que o pai respeita as regras de trânsito e não atende ao celular enquanto dirige. “Meu pai sempre pede para outra pessoa atender se o telefone tocar enquanto ele estiver dirigindo. Aprendi aqui como usar o cinto de segurança e atravessar a rua da maneira correta”, falou.

 

A professora Patricia Reis da Vitória, que acompanhou a turminha, elogiou a forma como as atividades são realizadas no Detranzinho. “Nós também ensinamos sobre noções de trânsito na escola, mas nesse espaço voltado para isso as crianças puderam brincar, participar das atividades de forma dinâmica e ouvir as histórias na linguagem delas. A participação dos alunos nessas atividades é importante porque algumas dessas crianças, inclusive, já perderam familiares no trânsito e aqui elas puderam aprender de forma lúdica como se comportar de forma segura”, disse.

 

A diretora-geral do Detran|ES, Edina de Almeida Poleto, convida as escolas a agendarem sua visita ao Detranzinho e contribuírem para uma educação de trânsito mais efetiva no Estado. “Esse novo espaço foi feito pensando em atender melhor as crianças das escolas, com uma estrutura adequada para recebê-las, com auditório, sala de teatro de fantoches, área para a Transitolândia e circuito de rua e refeitório. Queremos receber os estudantes e passar para eles a importância de adotar atitudes seguras no trânsito e serem nossos multiplicadores nas famílias”, disse.

 

As escolas que quiserem agendar a visita dos estudantes ao Detranzinho podem protocolar ofício endereçado ao diretor-geral na sede do órgão, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) do Estado. O Detranzinho está localizado na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, 49, bairro Boa Vista II (atrás do Hospital Vitória Apart).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br

Fabricia Borges

3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br Fátima Negrelli

3137-2627 – fatima.negrelli@detran.es.gov.br Zu Coelho

3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br

Texto: Fabricia Borges

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard