O primeiro artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) explica que trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Agora, como fazer isso dar certo? Simples, com comportamentos individuais, pensados para o coletivo.
Alinhado a esse pensamento, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chegou ao município de São Mateus, nessa segunda-feira (30), com o projeto “Detranzinho Itinerante”, para realizar abordagens educativas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas nas principais vias do Centro e do balneário de Guriri. As ações acontecerão até o próximo sábado (04).
Os serviços de sinalização viária em Guriri estão sendo realizados, por isso, o foco das ações no balneário é o projeto Sinalizar e Educar. Ações educativas, realizadas quando da realização dos serviços de sinalização, com o objetivo de conscientizar e orientar os moradores sobre as mudanças feitas. Os locais foram definidos em reuniões que antecederam as atividades, com base nas necessidades do município. A expectativa é fazer abordagens a cerca de 2 mil pessoas.
De acordo com os dados do Relatório de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, no mês de julho o município de São Mateus ficou em 6º lugar no ranking de mortes no trânsito, quando registrou 18 mortes.
“O nosso objetivo é sensibilizar todos os envolvidos no trânsito, mostrando a importância de obedecer às regras de trânsito e zelar pela segurança de todos nas vias. Tanto faz se você está como pedestre, ciclista ou conduzindo veículos, como automóveis ou motocicletas. De 2020 para 2021, houve uma redução de 5% no número de mortes no mês de julho em São Mateus, mas não temos o que comemorar. O que nós queremos é que não haja vítimas. Por isso, reforçamos, a responsabilidade é de todos e se cada um fizer a sua parte com segurança, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.
As atividades serão feitas em parceria com a Polícia Militar (PMES), Secretaria Municipal de Defesa Social e Transporte e servidores da Ciretran.
Detranzinho na sua cidade
Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.
O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente via e-Docs, ou de forma presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br