27/05/2022 17h10 - Atualizado em 30/05/2022 10h42

Equipe do Detran-BA conhece inovações tecnológicas do Detran|ES com foco na fiscalização de trânsito

Na última terça-feira (24), uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), representada pelo coordenador de Fiscalização e Operações de Trânsito, tenente-coronel André Borges e pelo assessor técnico da Diretoria de Veículos Nilton Araújo Filho, realizou uma visita técnica ao Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para conhecer o sistema de registro de multas de forma eletrônica utilizado por esta Autarquia em blitze nas cidades capixabas.

A comitiva baiana foi recebida pelo diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, pelo gerente de Fiscalização Cleber Bongestab, pelo gerente de Tecnologia da Informação (TI) Luiz Antônio Uchôa, pelo subgerente de Operações e Suporte de TI Raphael Pierkarz e pelo coordenador de Fiscalização Sebastião Sabino. Na reunião foram apresentadas experiências exitosas para uma fiscalização integrada e efetiva a partir do uso da tecnologia e da capacitação profissional.

“A troca de experiências com outras instituições do País é fundamental para que a fiscalização de trânsito seja bem-feita em todos os estados da Federação, contribuindo assim para a redução de acidentes e de mortes nas vias. O sistema que o Detran|ES implantou em 2019, oferecendo também treinamento, equipamentos e o próprio produto para a Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, Guardas Municipais e agentes de fiscalização da Autarquia, já contribui para reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permite o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran”, afirmou Harlen da Silva.

Na visita técnica, a equipe do Detran-BA também conheceu outras iniciativas do Detran|ES, como os serviços de gestão da remoção e guarda de veículos apreendidos por crimes e infrações de trânsito em todo o Estado, que tem o objetivo de ordenar o trânsito nos municípios ao possibilitar, por exemplo, o seguimento com a devida medida administrativa das operações que encontram veículos ligados às ilegalidades penais.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho imprensa@detran.es.gov.br