Governo do Estado do Espírito Santo
27/05/2022 16h25

Examinadores de trânsito contam com novos uniformes e materiais para avaliação de candidatos à CNH

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nessa quinta-feira (26), na sede da autarquia, em Vitória, a entrega dos novos uniformes e equipamentos oficiais aos examinadores de trânsito de todo o Estado, tanto para os servidores do Órgão quanto para os profissionais de outras instituições que exercem essa função. A distribuição será feita de forma regional, tendo em vista as áreas de atuação dos contemplados. 

Foram adquiridos 1.000 jalecos, 1.000 camisas com proteção solar, 500 chapéus e bonés, além de 500 trenas e 500 cronômetros, que são os itens adequados e essenciais para atender os cerca de 500 profissionais ativos para exercerem suas avaliações nas provas práticas de direção veicular. O investimento do Detran|ES foi de R$ 141.705,00, proveniente de taxas arrecadadas em serviços de trânsito. 

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, que entregou as vestimentas e materiais para um grupo de examinadores presentes no evento, destacou que essa é uma importante iniciativa do Órgão para oferecer condições mais adequadas ao trabalho dos examinadores. 

“Desde o início do Governo Casagrande, a gestão tem visitado áreas de provas e dialogado bastante com os profissionais que realizam a avaliação dos candidatos à Habilitação para compreender suas demandas e avançar em soluções. Foi assim que estruturamos áreas de provas, como o Centro Metropolitano no Pavilhão de Carapina, na Serra, e, mais recentemente, em Vargem Alta. Em Cariacica, ocorreu a partir de parceria com autoescolas e, agora, concluímos a compra de uniformes e materiais novos e adequados para quem examina”, pontuou Harlen da Silva. 

O diretor geral do Detran|ES complementou ainda que o Detran|ES seguirá trabalhando para valorizar ainda mais esses profissionais que exercem a atividade fundamental para a formação de condutores e, consequentemente, para um trânsito seguro. 

A servidora do Detran|ES e examinadora Joelma Gadelha Torres considerou que o novo uniforme e kit para os examinadores é uma conquista para a categoria. “Nosso kit de examinadores estava defasado e não condizia com a importância que nossa função tem em uma área de exames de trânsito. É com muita alegria que a gente recebe esse kit novo, que nos dá material adequado para o trabalho e reconhece a importância que o examinador tem para o órgão e para a formação do condutor”, disse. 

“O recebimento desse kit vai proporcionar uma melhor apresentação dos examinadores à população capixaba para que possamos executar o nosso trabalho da melhor maneira e mais transparente possível”, acrescentou o servidor do Detran|ES e examinador Patrick Liberato Romais. 

“O profissional na área de exames de trânsito tem uma representatividade muito grande perante à sociedade. Para nós, a entrega desse kit representa uma valorização de toda a categoria, já que o uniforme mostra uma presença importante para os candidatos no dia da prova”, salientou Luiz Ferreira, examinador de trânsito em Linhares há 20 anos. 

Também participaram do evento o ex-diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira; o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização do Órgão, Marcus Perozini; o gerente de Habilitação, Rodrigo Cândido; o coordenador de Provas Teóricas e Práticas, Wesley Lanes, além de servidores e examinadores de várias instituições.  

Funções do examinador de trânsito 

O examinador de trânsito é um dos participantes necessários ao processo de habilitação de condutores de veículos, tanto carros quanto motocicletas, caminhões e ônibus. Os examinadores atuam nas provas de trânsito, que são realizadas pelos candidatos após serem aprovados no curso teórico para tirar a carteira de motorista. Durante a prova, o examinador avalia, de acordo com as normas de trânsito, se o aluno cumpre os requisitos pré-determinados para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

 

Informações à Imprensa 

Assessoria de Comunicação do Detran|ES 

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho 

imprensa@detran.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard