Com a volta às aulas, o comitê integrado de Fiscalização e Educação de Trânsito do Espírito Santo, que coordena as operações do programa "Força pela Vida", está intensificando as ações de vistoria ao transporte de estudantes, com foco nos veículos e condutores irregulares. Nesta sexta-feira (02), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), a Polícia Militar, por meio do BPTran, a Polícia Civil, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) e as Guardas Municipais realizaram, simultaneamente, fiscalizações em pontos próximos a escolas em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.
O objetivo das operações integradas é aumentar a segurança dos estudantes que utilizam vans e ônibus no deslocamento para os colégios. Foram abordados 91 veículos, e 64 autuações feitas. Dentre essas, 18 foram a veículos não autorizados para a condução de escolares, ou seja, irregulares. Cinco motoristas foram conduzidos para a Delegacia de Delitos de Trânsito pelo registro de contravenção penal do exercício irregular da profissão, e após lavratura dos termos circunstanciados, foram colocados em liberdade.
O titular da Delegacia de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, Maurício Gonçalves, chama a atenção de que o fato de transportar crianças e adolescentes de forma irregular é um ato criminoso.
"A ação de combater o transporte escolar irregular é um ponto importantíssimo do Programa Força Pela Vida. Com essa operação estamos salvando vidas de crianças e evitando situações como as que já vimos na Grande Vitória este ano, de acidentes e circulação de veículos fora da legalidade. Ressaltamos que é crime e esperamos que cada vez mais a população denuncie, para ajudar a aumentar a eficiência do nosso trabalho", frisou o delegado.
Responsabilidade compartilhada
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a integração entre órgãos públicos e a necessidade de atenção dos pais ao contratar os veículos de transporte escolar. “A ação das instituições fiscalizadoras é necessária e muito importante. Mas, os pais são os primeiros fiscais. Cabe a eles conferir a regularidade dos veículos, condutores e monitores, como forma de aumentar a segurança dos estudantes. Eles podem e devem exigir a documentação para conferir no site do Detran|ES a situação do transporte antes da contratação”, reforça o diretor.
O comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente-coronel Glariston Fonseca, considerou a ação exitosa por ser mais um fruto da sinergia dos órgãos que compõem o programa "Força pela Vida". “O foco no transporte escolar irregular é algo que foi planejado e executado em virtude de denúncias de irregularidades. A questão é muito sensível, pois envolve a segurança do que nós temos de mais importante que são os nossos filhos, e por isso quero orientar aos pais e responsáveis que não se preocupem apenas na busca da melhor escola para a sua criança, mas também em quais condições ela está sendo transportada, pois um veículo irregular pode ser sinônimo de insegurança e maior exposição do estudante a um acidente de trânsito. O que nós buscamos é sempre zelar pela vida", disse.
Vistoria contra acidentes
O diretor-técnico do Ipem-ES, Lindomar Gomes, explicou que, na operação desta sexta-feira, coube ao órgão, a verificação dos cronotacógrafos, importante instrumento para garantia de mais segurança no trânsito. “Na ação de hoje, o Ipem-ES teve como objetivo a verificação dos cronotacógrafos, item obrigatório para os veículos destinados ao transporte escolar. Ficamos muito satisfeitos com os resultados da manhã, quando tivemos mais de 20 veículos verificados, e que cumpriam esse requisito”, salientou.
Gomes explica que o cronotacógrafo funciona como a ‘caixa preta’ do veículo. “É o instrumento responsável pelo registro de dados como velocidade e tempo de movimento dos veículos, entre outros dados, que muitas vezes servem como fonte de informação para embasamento de perícia, em caso de acidente com o veículo”, comenta.
Apoio dos municípios
Segundo o diretor do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), Marcos Viana, muitos motoristas elogiaram a fiscalização. “Alguns dos condutores abordados entenderam o objetivo da operação, elogiaram dizendo que essa é uma forma de inibir aquela pequena parcela de clandestinos que atrapalha os que trabalham de forma correta”, afirmou Viana.
O inspetor da Guarda Municipal de Vila Velha, Valter Siqueira, entende que, além de proporcionar mais segurança para os estudantes usuários do transporte escolar, a operação possibilitou traçar um panorama acerca do contexto dessa modalidade no município. “Fez-se o cumprimento da legislação de trânsito e foi feita uma atuação educativa no sentido de conscientizar os motoristas a estarem sempre regularizados”.
Elizeu Santos Cabral, da Secretaria de Defesa Social de Cariacica (Semdefes), destacou o apoio das escolas próximas aos pontos de abordagem e ressaltou a relevância de operações como a de hoje, e a importância de que sejam estendidas para outros bairros do município.
Na mesma linha, o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, acredita que essas ações integradas poderão trazer inúmeros benefícios para a segurança do trânsito na Capital. “Esperamos que se repitam em vários outros modelos e que atinjam outras demandas e colocamos a Guarda Municipal de Vitória como parceira nessas iniciativas”, explanou.
O programa
O formato da operação “Força pela Vida” conta com representantes de instituições estaduais, federais e municipais que compreendem o Sistema Nacional de Trânsito, dentre outras.
As operações do Força Pela Vida, com foco na Lei Seca, motociclistas, Transporte Escolar, entre outros, são planejadas e executadas pelo Comitê Integrado de Fiscalização e Educação no Trânsito, que reúne diversos órgãos atuando de forma integrada, buscando a preservação da vida e a redução de acidentes.
Também compõem o comitê a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP); Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Corpo de Bombeiros; Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES); Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES); Polícia Rodoviária Federal e Conselho Estadual de Trânsito.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
3137-2627 / 99943-7060
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Cintia Dias
(27) 3636.9707 - 99942-9537 / (27) 3636.9708 - 99234-1291
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / cintia.dias@sedes.es.gov.br