19/12/2019 18h33

“Força pela Vida” fiscaliza motocicletas irregulares na Grande Vitória

Órgãos de trânsito se reuniram para realizar mais uma operação “Força pela Vida” na manhã desta quinta-feira (19) na Grande Vitória. Desta vez, o foco foi a fiscalização de motocicletas que passavam pela região da Segunda Ponte, abrangendo os municípios de Cariacica, Vila Velha e Vitória, tanto na Rodovia Federal quanto em vias municipais.

A ação contou com a participação de agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Durante a ação, as equipes de fiscalização abordaram 83 motocicletas para fiscalizar documentos tanto dos veículos quanto dos condutores, as condições de manutenção das motocicletas, além de verificar se havia restrições de furto ou roubo. Mais de 60 Autos de Infração foram confeccionados com infrações como condutores com o direito de dirigir suspenso e motocicletas com o Licenciamento Anual vencido.

A Polícia Civil realizou duas prisões pelo artigo 307 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e os motociclistas foram liberados após assinatura de termo circunstanciado.

Para o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Maurício Gonçalves, esta foi mais uma ação do programa Força Pela Vida que termina exitosa. “Essas abordagens são fundamentais para que possamos reduzir o índice de veículos irregulares circulando pelas nossas vias. Infelizmente é comum abordarmos motocicletas que não deveriam estar circulando. Esses condutores colocam em risco a própria vida e de outras pessoas. Fizemos três prisões e acreditamos que conseguimos cumprir com o papel na operação de hoje", afirma.

Motociclistas

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância do foco dessa operação. “Só neste ano já tivemos 335 vítimas fatais no trânsito envolvendo motocicletas até novembro. Isso corresponde a mais de 45% do total de óbitos por acidentes no Estado. Então, as motociclistas são sempre um foco relevante da operação ‘Força pela Vida’ para tentarmos reduzir o número de acidentes com esse tipo de veículo e principalmente o número de mortes”, diz.

A chefe do setor de Comunicação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), capitão Sônia, reafirma o comprometimento do Força pela Vida com a missão de zelar pela vida nas vias públicas. “O Batalhão de Polícia de Trânsito planeja suas ações com ênfase nas fiscalizações com foco nos motociclistas, com o objetivo de diminuir a vitimização destes condutores e diminuição das estatísticas de mortos e feridos no trânsito. Essa integração é fundamental para que isso ocorra", salienta.

Para o secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, coronel Oberacy Emmerich Jr., as ações de fiscalização no trânsito são sempre pedagógicas, mesmo que imponha por força da legislação alguma penalidade. “Além de prevenir acidentes e mortes, as operações de fiscalização ainda educam os condutores de motocicletas responsáveis por boa parte dos acidentes de trânsito com vítimas fatais”, frisa.

"O número de acidentes envolvendo motos em Cariacica é alto. A ação visou conscientizar os motociclistas que transitaram pelo município sobre a necessidade de se respeitar a legislação de trânsito, em especial, sobre os equipamentos de segurança e comportamentos ao pilotar, ou seja, praticar uma direção defensiva", assevera o secretário municipal de Defesa Social de Cariacica, Marcos Wiris Rainha.

O condutor Nivaldo Alvarenga Mota foi parado e estava com tudo correto. “Eu aprovo operações desse tipo e acho que deve acontecer sempre porque elas valorizam pessoas como eu que andam dentro da lei”, disse.

Força pela Vida

As operações integradas já tiveram como foco: a Lei Seca, motociclistas e transporte clandestino, irregularidades no transporte escolar, furto e roubo de veículos e transporte de rochas. O objetivo das operações integradas é, além de fiscalizar as infrações de trânsito previstas no CTB, reduzir acidentes de trânsito e também prezar pela segurança pública nas vias do Estado.

Compõem também o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Detran|ES; PRF; Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Polícia Civil; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Guardas Municipais;  Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES); Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).

Abaixo os dados completos da Operação “Força pela Vida” desta quinta-feira (19):

- Veículos fiscalizados: 118

- Autos de Infração registrados: 63