A operação integrada Força pela Vida com foco na Lei Seca tirou das ruas 41 condutores dirigindo sob efeito de álcool e colocando em risco a própria vida e a segurança de todos os que circulam nas vias. A fiscalização, sob a coordenação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), foi realizada na noite da última sexta-feira (31) e madrugada de sábado (1º) simultaneamente em pontos de abordagem em sete municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e do interior do Estado. Dois condutores foram presos em flagrante.
As blitze abordaram 712 condutores nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Viana e Linhares e fazem parte da mobilização nacional com a temática da Lei Seca, em atendimento ao que prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Durante as abordagens, foram realizados 712 testes do etilômetro (bafômetro). Quatro condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool e 37 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e foram autuados pela infração prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Ao todo, os agentes de trânsito registraram 104 autos de infração de trânsito por condutas vedadas pela legislação e que colocam em risco a segurança nas vias. Além das infrações relacionadas à alcoolemia, foram registradas: conduzir veículo com licenciamento vencido (39), conduzir veículo sem habilitação (03) e permitir posse a condutor inabilitado (03), entre outras.
Um condutor foi preso em flagrante por conduzir veículo automotor sob a influência de álcool, crime previsto no artigo 306 do CTB. Foi arbitrada fiança criminal no valor de R$ 4.000, que foi devidamente recolhida e o autuado foi colocado em liberdade.
Outro condutor desobedeceu a ordem legal de parada dos agentes públicos durante a operação de fiscalização de trânsito e transpôs o bloqueio viário, derrubando cones de sinalização e colocando em risco a integridade física dos agentes e de terceiros que se encontravam no local. Na fuga, ele conduziu veículo sem possuir habilitação e, ao ser abordado, os agentes verificaram que o motorista apresentava sinais notórios de alteração da capacidade psicomotora em razão da influência de álcool. Diante da gravidade das condutas e da soma das penas cominadas, não foi arbitrada fiança, sendo o autuado encaminhado ao presídio, onde permaneceu à disposição da Justiça.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou a importância da atuação da fiscalização de trânsito para a segurança nas vias. “A atuação integrada das forças de segurança na operação com foco na Lei Seca retirou das vias capixabas 41 condutores que colocavam em risco a segurança de todos. Além disso, também registramos prisões de um condutor por embriaguez e um que desobedeceu à ordem dos agentes e dirigia sem habilitação e com sinais claros de embriaguez. Então, a fiscalização de trânsito garante a obediência às leis de trânsito e protege quem circulam nas vias contra esses condutores que insistem em oferecer risco à segurança de todos”, destacou.
A operação contou com a atuação de 89 agentes das instituições envolvidas. Além dos agentes de trânsito do Detran|ES, participaram da operação efetivos da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran); Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT); Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Vitória (GTO); Guarda Civil Municipal de Vila Velha (GMVV); Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito de Serra (DOT); Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto