Uma blitz integrada do programa “Força pela Vida” resultou na prisão de três condutores, sendo dois pelos crimes de dirigir embriagado e um por desacato à autoridade, na noite dessa quinta-feira (12), em Vila Velha. A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com a Guarda Municipal (GMVV), e flagrou também o cometimento de 47 infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As equipes de fiscalização abordaram 83 veículos, sendo que três desses foram removidos para o pátio credenciado do Detran|ES. Entre as principais infrações registradas, destacam-se: “Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. “Conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado”; “Dirigir veículo sem ter Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor”; “Dirigir veículo com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias”; “Conduzir o veículo com equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados”, entre outras.
Para o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, as ações integradas cumprem um papel importante na segurança viária, pois ressaltam que o trânsito é responsabilidade de todos os órgãos e entidade componentes no Sistema Nacional de Trânsito e transmitem à sociedade a mensagem de união das forças em prol da defesa da vida.
“Para combater a violência nas vias, a Guarda Municipal de Vila Velha tem sido um parceiro importante no ‘Força Pela Vida’, como mostram os resultados dessa operação. O ideal seria que, apesar dos testes de alcoolemia, ninguém fosse flagrado conduzindo após ter bebido. No entanto, uma vez que as pessoas insistam nessa conduta, a infração administrativa e suas penalidades e, a depender do caso, a prisão é o destino previsto na legislação, a fim de retirá-las das vias antes que se tornem ou façam mais vítimas no trânsito", salienta Lobato.
Dados da Operação “Força pela Vida”:
- Veículos abordados: 83
- Autos de infração confeccionados:47
- Veículos removidos: 03
- Prisões: 03
- Crimes: 02 crimes de trânsito previstos no artigo 306 do CTB – Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência
- 01 crime previsto no artigo 331 do Código Penal - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela)
“Força pela Vida”
Criado em 2019, o programa “Força pela Vida” tem o papel de reforçar a fiscalização com foco na proteção à vida das pessoas, de forma contínua e integrada, bem como contribuir, por meio da educação de trânsito, para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas.
Compõem o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Detran|ES, Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Polícia Militar do Espírito Santo (PMES); Polícia Civil do Espírito Santo (PCES); Secretaria da Saúde (Sesa); Guardas Municipais; Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES); e a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br