04/10/2019 18h40

Força pela Vida prende seis motoristas que faziam transporte clandestino no Aeroporto de Vitória

A operação integrada Força pela Vida realizou, na manhã desta sexta-feira (04), a prisão de seis pessoas que atuavam como motoristas de aplicativo de forma irregular no transporte de passageiros nas imediações do Aeroporto de Vitória. Após o recebimento de denúncia da Infraero, na qual uma passageira informou ter sido furtada na área de desembarque do aeroporto de Vitória por motoristas de transporte clandestinos que atuam naquela área, a Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) levaram o assunto à apreciação do comitê que planeja e executa as ações do programa “Força pela Vida”.

O encaminhamento foi a ação surpresa na manhã de desta sexta-feira, com apoio da Delegacia de Delitos de Trânsito, Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), Centro de Operações Especiais (COE), Detran|ES e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

Ao chegarem no local, os agentes puderam comprovar o exercício irregular da profissão ao verificarem, no sistema de videomonitoramento do aeroporto, um passageiro embarcando em um dos veículos dos suspeitos. Um dos motoristas, ao avistar a primeira viatura, correu pela via do Aeroporto, entrou em seu veículo e tentou fugir em alta velocidade. A viatura da Polícia Civil entrou em perseguição e os policiais conseguiram abordá-lo no final da Avenida Adalberto Simão Nader, em Vitória, e efetuaram a prisão do mesmo.

Além deste, outros cinco suspeitos foram presos. Eles foram enquadrados nos crimes de associação criminosa, de acordo com o artigo 288 do Código Penal, e por usurpação de função pública, levando em consideração o artigo 328 do Código Penal.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Mauricio Rocha, foi verificado que há uma associação de motoristas clandestinos agindo na área do Aeroporto de Vitória. “Identificamos que há naquele local grupos de motoristas atuando irregularmente no transporte de passageiros. São pessoas que não pagam impostos, abordam passageiros de forma paralela aos taxistas. Eles atuam de forma agressiva aos taxistas, funcionários e vigilantes do aeroporto, inclusive, abordando os passageiros de forma desrespeitosa”, pontuou o delegado.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da realização de ações integradas entre os diversos órgãos, como no caso da atuação do programa “Força pela Vida”.

“Essa é a nona operação desse programa, e esse modelo de atuação tem a vantagem de oferecer à população, além do empenho operacional de fiscalização de trânsito, a união das demais forças de segurança. Nesse caso específico, obtivemos êxito na parte de trânsito e também na criminal, com as prisões dos seis indivíduos. As apurações terão continuidade, podendo haver a identificação de mais pessoas. E o “Força pela Vida” fará mais operações surpresa, para garantir que seja debelado esse grupo que trabalha de forma ilegal, que traz prejuízo àqueles que são regulares e à população”, disse.

Givaldo Vieira salienta a importância de a população que não aceitar esse tipo de abordagem direta por parte do condutor em aeroportos, rodoviárias e/ou quaisquer outros locais. “Motoristas autorizados são facilmente identificáveis, seja por adesivos em seus veículos, uso do aplicativo em seus smartphones, e, no caso dos táxis, há a identificação do condutor, que deve ficar afixada no painel do veículo. Essas medidas de segurança são atitudes individuais e observando isso evitamos ser vítimas desse tipo de golpe e/ou violência por parte de motoristas clandestinos”, frisou.

O capitão Sandro, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), reforçou que periodicamente têm sido realizadas fiscalizações nas imediações do Aeroporto de Vitória, sobretudo na Avenida Adalberto Simão Nader. “Na operação desta sexta-feira, o BPTran atuou inerentes às irregularidades de trânsito cometidas pelos condutores desses veículos que estavam atuando de forma ilegal, visando a preservar a integridade física da população”, explicou.

Força pela Vida

Esta foi a nona operação integrada Força pela Vida desde o último dia 05 de julho. Os focos trabalhados foram: a Lei Seca, motociclistas, transporte clandestino, transporte de blocos e chapas de rochas ornamentais, irregularidades no transporte escolar e furto e roubo de veículos. O objetivo principal da iniciativa é prevenir acidentes buscando a proteção da vida no trânsito.

Compõem o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Detran|ES; Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Polícia Civil; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Guardas Municipais; Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).

Informações à imprensa:

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho