04/02/2019 17h31 - Atualizado em 14/02/2019 17h29

Givaldo Vieira assume direção geral do Detran|ES e apresenta objetivos da gestão

O ex-deputado federal Givaldo Vieira tomou posse na última sexta-feira (01) como diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A convite do governador Renato Casagrande, Givaldo assume o cargo com o objetivo de tornar o Detran um órgão mais proativo a serviço do cidadão e para a proteção da vida nas vias.

As iniciativas a serem implementadas pelo Detran|ES a partir deste ano terão, segundo Givaldo, a clara premissa de proteger a vida dos capixabas nas vias das cidades cujo trânsito não é municipalizado.

A nova gestão do órgão pretende levar a educação de trânsito para todas as salas de aula do Espírito Santo. Para isso, o Detran|ES vai buscar parceria com secretarias do Governo para a formação de professores e incentivo a partir de premiação para projetos inovadores ligados à temática.

Outro objetivo é informatizar completamente os serviços oferecidos, além de oferecer mais transparência às ações desenvolvidas a partir da estruturação de um Observatório do Trânsito, coordenado pelo Órgão, em parceria com instituições federais.

“Vamos utilizar metodologia, capacitação de pessoal e tecnologia para extrair dados dos acidentes de trânsito no Estado, oferecer à população e utilizar como embasamento para intervenções e políticas públicas a serem implementadas”, afirma o novo diretor-geral.

Mais políticas públicas

Sob a liderança de Givaldo Vieira, o Detran|ES também tem como objetivo para o ano de 2019 a ampliação do programa CNH Social, que ofereceu 3 mil vagas em 2018. A iniciativa, lançada na primeira gestão do governador Renato Casagrande, oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos.

Atualmente, para se cadastrar é preciso ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – importante destacar que o cadastro deve ter sido atualizado nos últimos 24 meses - e possuir renda familiar de até dois salários mínimos.

Quem é Givaldo Vieira?

O novo diretor-geral é advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com mais de 20 anos de experiência em gestão pública. Tem atuação nas esferas federal, estadual e municipal, tendo sido deputado federal de 2015 até janeiro de 2019, vice-governador e coordenador do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo, secretário de Estado e secretário municipal.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060 - imprensa@detran.es.gov.br