Governo do Estado do Espírito Santo
20/09/2024 17h20 - Atualizado em 24/09/2024 10h31

Intervenção urbana do Detran|ES alerta para mais de 600 mortes no trânsito no Estado

Foto: Iago Torezani/Ascom Detran|ES

“O trânsito está matando muito mais que uma guerra”, “Após dois acidentes, sendo que, no último, uma carreta cortou meu carro em um estreitamento de pista, parei e não consigo mais dirigir desde então”, “Gente ultrapassando o sinal vermelho é o que mais vejo”, “Perdi um amigo na semana passada em um acidente de moto em que um carro bateu nele”. Em comum, esses depoimentos fortes foram dados por capixabas de idades variadas, entre crianças e idosos, após visitarem a exposição sensorial de elementos visuais e conteúdo realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) na Orla de Camburi, em Vitória, para impactar a sociedade e provocar uma reflexão sobre as 643 vidas perdidas nas vias do Estado até agosto deste ano.  

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, o Detran|ES instalou o monumento interativo “+ de 600”, em um dos bolsões de estacionamento da Praia de Camburi. A exposição tem chamado atenção de quem passa pelo local dirigindo, de moto, a pé ou de bicicleta para o inaceitável número de mortes no trânsito capixaba. Esta ação de Comunicação e Educação do Órgão ficará em exposição até a próxima quarta-feira (25) e é composta por painéis com manchetes de jornais que simulam as principais causas de sinistros (acidentes), imagens ilustrativas de pessoas que perderam a vida no trânsito, comparações com tragédias que sensibilizam e um espaço para a pessoa interessada assinar um compromisso com comportamentos conscientes e em favor da vida.   

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, fez questão de visitar a exposição e conclamar a sociedade para mudar o comportamento no trânsito, conversar com os filhos, parentes, vizinhos, para que as condutas de risco deixem de vitimar as pessoas nas vias.   

“A garantia de um trânsito seguro é uma responsabilidade compartilhada, não só dos órgãos públicos, mas, principalmente, das pessoas porque elas são o trânsito. Enquanto órgão de trânsito, reforçamos cada vez mais a fiscalização, a sinalização, a educação. E o Governo do Estado tem formado novos policiais, investido em tecnologia de ponte, como é o Cerco Inteligente de Segurança, mas essa realidade cruel não mudará se cada um não entender e cumprir os seus deveres. As condutas de risco no nas ruas, avenidas e rodovias hoje matam mais do que homicídios no Estado porque um veículo, se mal utilizado, pode se tornar uma arma letal. Dia após dia, o noticiário e as estatísticas mostram mais gente morrendo por acidentes e isso não pode se tornar algo banal, aceitável. Por isso, reforço para todos a necessidade de reflexão e compromisso para fazermos um trânsito que priorize a vida no Espírito Santo”, conclama Givaldo Vieira.  

Relatos de quem visitou a intervenção urbana   

Josimaria Cunha Dantas, cozinheira 

“Nem imaginei o que poderia ser, mas quando entrei vi a importância que é essa ação não só para quem dirige, mas também para pedestres, que, às vezes, atravessa e o sinal está aberto ou vem um motorista despercebido no carro. Perdi um amigo na semana passada em um acidente de moto em que um carro bateu nele. As pessoas acham hoje que ter pressa é importante, mas, em um segundo, podemos perder a vida ou até matar alguém no trânsito se não obedecermos às leis.”   

Giselle Guzzo, nutricionista materno-infantil e mãe da Rafaela Guzzo, de nove anos  

“O monumento já tinha chamado minha atenção quando eu ia para a academia e, hoje, na caminhada, parei com minha filha para mostrar. Pois é importante ela perceber a importância da proteção da vida, desde pequena. Já aprendi que tem que olhar para os dois lados antes de atravessar a faixa de pedestre. E gente ultrapassando o sinal vermelho é o que mais vejo.”   

Orly Meirelles Junior, professor aposentado 

“Por curiosidade, vim ver o que era e achei muito interessante porque é um despertar para os capixabas no sentido de preservar suas vidas. Fiz fotos dos painéis e mandei para meus filhos, esposa e outros parentes. Seiscentos e quarenta e três pessoas é um quantitativo muito grande porque as pessoas morrem no trânsito por imprudência, por não respeitarem as regras do jogo. O trânsito está matando muito mais que uma guerra. A verdade é essa.”   

Maria Francisca Alves dos Santos, administradora de empresas 

“Capotei indo para Aracruz e tive alguns hematomas e perda do carro. No outro, quando voltava de Belo Horizonte uma carreta cortou meu carro em um estreitamento de pista, perto de Congonhas, e foi Deus que me salvou nesse acidente. Então, eu parei e não consigo dirigir desde então.”  

Programação SNT para os próximos dias  

Desde essa quarta-feira (18) até o próximo dia 25 de setembro, o Detran|ES intensifica as ações de educação e fiscalização para levar mais conscientização e segurança ao trânsito capixaba.  

As ações educativas estão sendo realizadas com abordagens nas ruas, em empresas e escolas na Região Metropolitana de Vitória e no interior do Estado. Neste sábado (21), a equipe de educação leva as atividades para o III Moxuara Moto fest no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. No domingo (22), a conscientização será na intervenção urbana ‘+ de 600’, na Praia de Camburi, em parceria com a Eco 101.  

Na próxima segunda-feira (23), motociclistas participarão de mais uma edição do curso de pilotagem de motocicleta. As aulas gratuitas têm o objetivo de proporcionar aos motociclistas um aprimoramento na condução do veículo, com foco na proteção das pessoas no trânsito.  

Também serão realizadas ações de fiscalização para combater o uso de álcool e direção, conscientizar e levar mais segurança para os condutores de motocicletas, entre outras para inibir condutas vedadas pela legislação de trânsito.  

Campanha publicitária  

Exibindo personagens que representam familiares de vítimas de sinistros de trânsito, a campanha publicitária do Detran|ES que está no ar na TV, rádio, internet e abrigos de ônibus chama atenção para o número de mortes no trânsito e a dor das famílias. Em vez de depoimentos, o silêncio e o vazio para mostrar que não há palavras que consigam expressar essas perdas.  

A campanha chama os capixabas para a adoção de atitudes conscientes no trânsito: “A dor é única. A responsabilidade tem que ser de todos”.  

Semana Nacional de Trânsito     

A iniciativa acontece em todo o País, entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações para conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.    

Confira os dados do Observatório:   

https://sesp.es.gov.br/Media/Sesp/Mapa%20de%20homic%C3%ADdios/Mortes%20no%20Tr%C3%A2nsito_AGO-1.pdf     

 

Informações à Imprensa:   

Assessoria de Comunicação do Detran|ES    

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho   

imprensa@detran.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard