18/08/2019 15h59 - Atualizado em 19/08/2019 16h29

Lei Seca: operação autua 32 condutores por embriaguez e recusa ao bafômetro na Grande Vitória

Com o objetivo principal de prevenir acidentes causados por pessoas que conduzem sob o efeito de álcool, a operação integrada de fiscalização e educação no trânsito “Força pela Vida” realizou, na madrugada deste domingo (18), 301 testes de alcoolemia e aplicou 121 multas, sendo 32 por embriaguez e recusas ao teste do bafômetro. Uma pessoa foi presa após fugir da blitz na Serra. Ao todo, foram abordados 325 veículos em vias municipais, rodovias estaduais e federais da Grande Vitória. A operação, com foco na Lei Seca, também teve abordagem a transportes coletivos e  de forma educativa para conscientizar condutores e caronas.

A ação integrada contou com a colaboração de agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), além dos efetivos da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 6° e 7° Batalhão da Polícia Militar (BPM), da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, onde ocorreram as blitzes.

O diretor técnico do Detran|ES, George Pereira Alves, considerou a operação muito produtiva, levando em conta o objetivo de coibir e fiscalizar sobretudo a prática de conduzir veículo após ingerir álcool ou qualquer outra substância psicoativa: “Além da fiscalização, levamos uma mensagem de educação para o trânsito em todos os pontos, com o trabalho dos servidores das equipes educativas, para que possamos formar multiplicadores do conceito da conformidade com a legislação para preservar vidas, que é a intenção principal do Força pela Vida”, assinalou.

Para a capitão da PM, Sônia Ribeiro Pinheiro, coordenadora dos militares na operação, o saldo da ação vai muito além dos resultados estatísticos expressivos e positivos. “Nosso maior ganho é ter no policiamento ostensivo de trânsito a presença forte e comprometida das demais forças da segurança viária, dinamizando e enobrecendo ainda mais nossa  missão de zelar pelas vidas nas vias capixabas”, pontuou.

O delegado titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Maurício Gonçalves, foi taxativo na análise sobre o risco que é conduzir um veículo sob influência de álcool. “Os condutores precisam entender que não existe mais espaço para se misturar bebida e direção de veículos. Essa cultura tem que mudar e vamos fiscalizar aqueles que insistem nessa prática. As operações Lei Seca são muito importantes no combate a acidentes e na preservação da vida, que é o mais importante para nós”, destacou Gonçalves.

Combate ao transporte irregular

A operação deste domingo teve ainda o objetivo de fiscalizar o transporte irregular de passageiros. Para isso, a ação teve o reforço da Ceturb-ES, integrante do Força pela Vida, com ações de educação de trânsito aos veículos abordados. Esta parte visou ainda prevenir acidentes em viagens intermunicipais de passageiros, principalmente nos deslocamentos para participação em shows e eventos. “Os passageiros são orientados a utilizar ônibus devidamente regularizados pela Ceturb-ES”, apontou o diretor de Operações do órgão, Anderson Barbosa.

Ele destacou que as abordagens educativas e ações servem para conscientizar da importância do transporte seguro e evitar deslocamentos em veículos irregulares sem segurança. “Além do cuidado com o transporte irregular, as equipes têm participado no combate à embriaguez ao volante, ao excesso de velocidade e às ultrapassagens indevidas. A meta é garantir a segurança dos usuários das rodovias estaduais e federais, simultaneamente, em todos os municípios capixabas", frisou Barbosa.

Força pela Vida

Esta foi a quarta operação do programa desde o último dia 05 de julho, tendo já tido foco na Lei Seca por duas vezes, motociclistas e transporte clandestino, além de irregularidades no transporte escolar.

Compõem também o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES); Conselho Estadual de Trânsito, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e as guardas municipais das nove cidades onde o trânsito é municipalizado.

Abaixo os dados completos da Operação “Força pela Vida” deste domingo (18):

Veículos abordados: 325
Testes de alcoolemia: 301
Autos de infração: 121
Recusas ao etilômetro: 31
Ocorrências administrativas: 02
Ocorrências criminais: 01 (art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência)
CRLVs recolhidos: 09
CNHs recolhidas: 31