19/11/2021 15h11 - Atualizado em 19/11/2021 15h16

Linhares recebe ação educativa sobre impactos dos acidentes de trânsito nas vítimas e em seus familiares

Com o objetivo de estimular condutores de veículos para a reflexão sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, lembrado em todo o terceiro domingo de novembro, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) levará mensagens educativas, a partir das 14h, desta sexta-feira (19) até o próximo domingo (21), para os participantes do evento automotivo Mega Pit Stop, em Linhares. O evento será realizado em um espaço montado na Rua Argemiro Garcia Duarte, no bairro Três Barras.

Para conscientizar o público, por meio de ação educativa, o Detran|ES utilizará o conceito da campanha publicitária que veiculará nos próximos dias nas emissoras de rádio, portais de Internet e redes sociais com foco no Dia Mundial: “Não é preciso sofrer um acidente para ser uma vítima do trânsito”.

Diante dessa concepção, o Órgão reforçará na dinâmica pela qual os participantes passarão que, além das 576 vítimas fatais em acidentes ocorridos nas vias do Estado, até setembro desse ano, milhares de capixabas sobrevivem com graves sequelas. Isso impacta, sobretudo, as famílias, que costumeiramente têm de lidar com consequências como a depressão, alcoolismo, uso de drogas ilícitas, instabilidade financeira, entre outros.

A data

O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito é realizado no terceiro domingo de novembro de cada ano e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005. O objetivo da data é fazer com que a sociedade pare, pelo menos um dia por ano, para uma reflexão sobre os inúmeros problemas do trânsito, em todo o mundo, e ajude a pensar as possíveis soluções para se evitar novas vítimas de acidentes.

O evento

O Mega Pit Stop 2021, realizado pela Dupla Planejamento e Organização de Eventos, em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa), tem caráter socioeducativo e busca conscientizar a população sobre a necessidade da manutenção preventiva do veículo, com o intuito de minimizar os riscos de acidentes provocados por falhas mecânicas. Serão realizadas inspeções veiculares gratuitas com a verificação de itens importantes de automóveis, motocicletas e bicicletas. Também haverá uma quantidade limitada de lavagem ecológica gratuita, exposição de carros antigos e praça de alimentação com estabelecimentos locais.

Para garantir a segurança de todos e prevenção da transmissão do novo Coronavírus, o público deve se dirigir ao local com o veículo e haverá o controle da quantidade de pessoas no evento para respeitar as regras de distanciamento social, também será obrigatório o uso de máscara e haverá disponibilização de álcool em gel para higiene das mãos.

O Mega Pit Stop 2021, que já foi sediado em Cachoeiro de Itapemirim, será realizado também em Vitória, em dezembro; e em São Mateus, em janeiro de 2022.

Mega Pit Stop Linhares

Local: Rua Argemiro Garcia Duarte, no bairro Três Barras.

Sexta-feira (19) - 14h às 19h

Sábado (20) - 9h às 18h