Governo do Estado do Espírito Santo
06/05/2022 17h47 - Atualizado em 16/05/2022 11h14

Maio Amarelo: ação integrada aborda motociclistas em Vila Velha

Motociclistas que passaram pela Rodovia do Sol, em Vila Velha, na manhã desta sexta-feira (06), foram abordados pelo projeto “Moto vida em ação”, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), a faculdade Emescam e a concessionária Moto Vena.

 

A ação, que faz parte da programação do movimento Maio Amarelo no Estado, tem o objetivo de chamar atenção dos motociclistas, principalmente entregadores, e reforçar a importância da adoção de condutas mais seguras no trânsito, englobando aspectos relacionados à educação para o trânsito, aos cuidados com a saúde e à manutenção preventiva e corretiva das motocicletas, para evitar a ocorrência de acidentes e salvar vidas.

 

Durante a ação, os agentes do BPTran realizaram as abordagens dos motociclistas na Rodovia do Sol, em frente ao Posto do BPTran, na Barra do Jucu, sentido Vila Velha, que foram convidados a participar de ações focadas na segurança e qualidade de vida desses condutores.

 

Após a triagem realizada pela equipe do Sest/Senat, o motociclista abordado passou pela tenda da saúde, onde os alunos da Emescam realizaram o cálculo do Índice da Massa Corporal (IMC), a aferição de pressão e glicemia. Posteriormente, o condutor se deslocou para a tenda do Detran|ES, onde recebeu as orientações da equipe de Educação de Trânsito do Detran|ES. Em seguida, os condutores seguiram para a tenda da concessionária parceira para realizar os serviços relacionados à manutenção da motocicleta.

 

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, destacou as ações previstas para o Maio Amarelo, que tem o tema “Juntos salvamos vidas”. “Este é o mês em que estamos reforçando as nossas ações de conscientização, com o objetivo principal de reduzir os acidentes e salvar vidas no trânsito. Contamos com a participação de vários parceiros para levar essa mensagem e chamar os condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres, todos juntos para contribuírem para um trânsito seguro”, destacou.

 

Harlen da Silva acrescentou que essa ação é voltada para motociclistas, reunindo educação para o trânsito, promoção da saúde e manutenção do veículo. “Além da alta letalidade dos acidentes, os sinistros de moto têm o potencial de provocar ferimentos muito mais graves do que aqueles envolvendo outros veículos motorizados. Nosso objetivo é alertar os motociclistas para os cuidados no trânsito e a importância de adotar comportamento seguros”, disse.

 

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, salientou a importância da ação educativa. “O motociclista é um dos entes mais frágeis entre os usuários das vias públicas. O número de mortes e sequelas graves assustam, e ocorrem muitas vezes em decorrência da imprudência, do excesso de confiança e falta de manutenção do veículo, de tal forma que apenas fiscalizar não é suficiente”, argumentou.

 

“A educação que sensibiliza é sempre o melhor caminho. Por isso, o BPTran está tão engajado, assim como as demais entidades sob a liderança do Detran, no desenvolvimento de ações educativas que sirvam como fonte de orientação para desenvolvimento de condutas inspiradas na prudência e cuidados. Afinal, como diz o tema do Maio Amarelo deste ano, juntos salvamos vidas", completou o comandante.

 

A gerente do Sest/Senat, Fernanda Amabili, disse que a entidade tem grande orgulho de atuar em mais um Maio Amarelo. “A campanha propõe uma reflexão e uma mudança de comportamento em busca de uma vida melhor e mais segura para todos. Essa é a nona edição da campanha Maio Amarelo, idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, e, pelo segundo ano, a CNT e o Sest/Senat são os apoiadores centrais da campanha. O que a campanha do Maio Amarelo traz é que, juntos, todos podem salvar vidas no trânsito, diante da consciência de se fazer o certo, seguir a legislação e ser prudente, seja guiando um automóvel, seja como pedestre”, pontuou.

 

“Como acadêmicos de medicina, é sempre muito bom participar de eventos de promoção da saúde, especialmente em um contexto tão importante como o Maio Amarelo. O Projeto Moto e Vida em Ação amplia o conceito de saúde, ao aliar o bem-estar físico com a educação e segurança no trânsito”, disse João Guilherme Dall'Orto, presidente do Centro Acadêmico dos Alunos de Medicina da Emescam (CAAL).

 

O motociclista Diancelmo Evencio, de Vila Velha, utiliza o veículo para se deslocar para o trabalho e aprovou a ação. “Conscientização nunca é demais. Isso é importante para todos nós motociclistas. Espero que o que vocês estão orientando aqui seja colocado em prática pelos condutores. A gente vê muita coisa errada no trânsito e todo mundo precisa mudar, parar para pensar antes de ter um comportamento inseguro para não ferir alguém ou causar um acidente grave”, comentou.

 

Programação

 

Durante todo o mês, serão desenvolvidas ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas, para chamar a atenção da sociedade para o alto número de acidentes e a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro, em todos os 78 municípios capixabas.


Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui.

 

Maio Amarelo

 

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.

 

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard