Governo do Estado do Espírito Santo
21/05/2018 16h43 - Atualizado em 21/05/2018 18h02

Maio Amarelo: Detran|ES participa de solenidade na Assembleia Legislativa

Para ampliar a divulgação e envolver a sociedade na conscientização para um trânsito mais seguro e humanizado, a diretora Técnica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Édina de Almeida Poleto, participou, na tarde desta segunda-feira (21), de uma sessão solene da Comissão de Política sobre Drogas, sobre a temática Maio Amarelo, no plenário Judith Leão Castello Ribeiro, da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales).

Na ocasião, também participaram o vice-presidente da Liga de Atendimento Integrado ao Trauma e à Emergência (LAITE), Marlon Barbosa de Azevedo; o empresário Izaías Moreira, pai da universitária Sâmia Izabella Ferreira Moreira, 24 anos, que faleceu vítima de um grave acidente na Rodovia do Sol, na altura de Guarapari, em 2014; e estudantes de Direito de uma rede de ensino superior de Guarapari, que ocuparam a galeria.

Édina Poleto abriu o evento destacando o propósito da intensificação das ações educativas que são realizadas durante todo o mês de maio e apresentou alguns dados estatísticos referentes a acidentes de trânsito no Espírito Santo. “Nosso objetivo é propor a redução dos índices de acidentes por meio de ações coordenadas de educação e de aplicação da legislação, que resultem em um trânsito mais humanizado.”, disse.

Marlon Barbosa abordou sobre o trabalho de prevenção realizado pela Liga e o trabalho desenvolvido juntamente com os parceiros. “Temos que trabalhar com a prevenção para evitar essas estatísticas apresentadas hoje. Então, temos uma série de parcerias, inclusive contamos com o Detran|ES para realizar um trabalho educativo a estudantes por meio de palestras, diálogos e outras atividades”, relatou.

Izaías Moreira contou sobre o acidente da filha e reforçou aos presentes sobre a necessidade de transformação de comportamento da sociedade. “O Movimento Maio Amarelo propõe esse debate na sociedade e nós podemos fazer a diferença e mudar a nossa trajetória”, concluiu.

Ao final, os participantes da galeria tiveram espaço para falar e realizar perguntas sobre o tema.

 

Maio Amarelo

O Detran|ES, durante todo o mês, vai desenvolver atividades na Grande Vitória e em municípios do interior do Estado, como palestras em instituições de ensino e empresas, abordagem educativas nas ruas e em bares, atividades em shopping e seminários.

O ‘Maio Amarelo’ é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Nós somos o trânsito”.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br

Fabricia Borges

3137-2627 – fabricia.ruy@detran.es.gov.br

Zu Coelho

3137-2627 – zulmira.saldanha@detran.es.gov.br

Texto: Christiano Mattos

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard