Governo do Estado do Espírito Santo
30/05/2023 16h33

Maio Amarelo: estudantes participam de ações educativas no Detranzinho

O espaço de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o Detranzinho, recebeu, na manhã desta terça-feira (30), cerca de 80 crianças do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sônia Regina, do bairro Serra Dourada I, na Serra. No local, os estudantes participaram de atividades lúdicas voltadas para a educação para o trânsito promovidas pela equipe da Diretoria de Segurança no Trânsito do Detran|ES e por agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra.   

A turma foi dividida em dois grupos e uma parte aprendeu sobre a segurança no trânsito de forma recreativa com atividades que integram o assunto ao dia a dia deles como um grande jogo de tabuleiro em que as equipes arremessam o dado para prosseguir no jogo após responderem a perguntas sobre o trânsito, como equipamentos obrigatórios e significado das placas. Enquanto isso, outro grupo de alunos assistiu a vídeos educativos e à palestra com orientações sobre comportamentos seguros no trânsito, como o que indicam as cores dos semáforos e como demonstrar aos motoristas que querem atravessar na faixa de pedestres.  

As crianças também participaram de um circuito que representa as ruas da cidade com placas de sinalização, faixas de pedestres e elementos que eles encontram nas vias para aprenderem como se comportar de forma segura no trânsito. A diversão contou ainda com a apresentação musical da Guarda da Serra.  

Para o diretor de Segurança no Trânsito do Detran|ES, Fernando Stockler, a participação das crianças nas atividades realizadas no Detranzinho contribui para a segurança delas no dia a dia e para a construção de um trânsito mais seguro. “O Detranzinho é um espaço de educação lúdico com atividades e profissionais preparados para receber as escolas e passar o conteúdo da melhor forma para que as crianças e adolescentes aprendam e coloquem em prática a obediência às normas de trânsito e as escolhas seguras. Nosso objetivo é receber mais escolas neste espaço, que fica na Serra, e promover a educação para o trânsito para cada vez mais estudantes do Estado”, destacou.  

A pedagoga da EMEF Sônia Regina, Jackeline Baessa Nobre, aprovou o espaço e as atividades desenvolvidas com as crianças. “Essa conscientização dos estudantes em parceria com o Detran é muito importante, porque não basta apenas ensinar a teoria para os alunos. Aqui há uma atividade prática, uma vivência deles dentro do Detranzinho. Isso reforça essa conscientização para nossos futuros motoristas para que eles sejam melhores do que muitos que nós temos hoje. Eles estão no trânsito todos os dias e já conhecem algumas regras, mas, a partir do momento que há essa conscientização com essas atividades lúdicas ele vão ter esse comportamento mais seguro”, disse. 

A estudante Ingrid Paranhos dos Santos, de 10 anos, está no 5º ano e disse que aprendeu com o jogo. "Eu amei participar, aprendi muitas coisas que eu não sabia e gostei bastante da brincadeira. Foi legal responder às perguntas e agora vou andar com mais cuidado no trânsito", falou. 

“A gente perdeu o jogo, mas foi muito legal participar para aprender sobre o trânsito”, completou a colega Thayla Santana Oliveira, de 10 anos, também do 5º ano.  

O Daniel Belmiro Soares, 10 anos, do 5º ano, saiu vencedor no jogo e com novos conhecimentos para andar mais seguro no trânsito. "Achei a brincadeira muito legal, muito interativa e tivemos a sorte de ganhar e aprender muito sobre o trânsito e as leis, o que devemos e o que não podemos fazer nas ruas."

Como levar sua escola para o espaço de Educação do Detran|ES  

O Detranzinho fica localizado na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, 49, bairro Boa Vista II (atrás do Hospital Vitória Apart). Para agendar a visita ao local e participar das atividades educativas, o interessado deve fazer a solicitação por meio de ofício endereçado à Diretoria Geral do Detran|ES e enviado pelo sistema e-Docs, por meio do Acesso Cidadão, ou pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br. Para qualquer outra informação, basta entrar em contato por meio dos telefones (27) 3145-6701 / 3145-6685 / 3145-6687.  

Ação na Assembleia Legislativa  

Nestas segunda-feira (29) e terça-feira (30), a equipe de educação para o trânsito do Detran|ES realizou abordagens educativas com servidores e visitantes da Assembleia Legislativa e também nos gabinetes dos deputados estaduais. 

Durante a ação, cerca de 800 pessoas foram sensibilizadas para adotarem comportamentos mais seguros no trânsito.  

Festival Maio Amarelo em Jardim Camburi  

No último sábado (27), o Detran|ES levou a educação de trânsito para o Festival Maio Amarelo, realizado na Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, em parceria com o Instituto Salomão, Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória. O evento contou com teatro de bonecos, batalha de MC com o tema "trânsito", apresentações musicais, intervenção teatral, grafite e simulação de acidente.  

Na ocasião, a equipe de Educação do Órgão reforçou os conceitos do trânsito seguro com crianças e adolescentes por meio da Transitolândia, que é um jogo lúdico, em formato de tabuleiro, voltado ao público infantojuvenil, em que são abordadas situações pertinentes ao convívio no trânsito, de modo a possibilitar, de forma divertida, aos seus participantes, a assimilação das principais regras e condutas cidadãs e a compreensão de seu papel como protagonista na multiplicação e transformação do trânsito.  

Um dos jovens que participou da Transitolândia foi o Knaue, de 11 anos, e, quando perguntado sobre o que ele aprendeu, foi taxativo: “Não pode usar celular no trânsito, nem pensar. Porque usar o celular dirigindo aumenta em 400% o risco de acidente. E também aprendi numa palestra na escola que, logo depois do celular, a cerveja é a coisa que mais mata no trânsito”, exclamou, ao lado do irmãozinho “Teteu”, que também interagiu com a atividade.  

Quem também já sabe que a mistura bebida e direção é proibida e perigosa é a Josimara Pereira Alberto, que mora em Resistência, em Vitória, está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e embarcou na atividade com os óculos que simulam embriaguez. Ela precisou passar por um percurso pequeno sem esbarrar nos cones, mas acabou encostando em alguns, devido ao efeito causado pelo equipamento tecnológico.   

“Eu não bebo. Então, nem tinha noção de como a gente fica quando bebe. A visão ficou bem turva, vendo coisas em duplicidade e certamente para dirigir é ainda pior. Por isso, se beber, não dirija, gente, porque não tem condições para isso e pode ocasionar acidentes graves, perdendo até a própria vida”, alertou Josimara.  

Confira o cronograma das atividades do Detran|ES nesta semana em que termina o Maio Amarelo aqui.

Informações à Imprensa:  
Assessoria de Comunicação do Detran|ES  
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles  
imprensa@detran.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard