Governo do Estado do Espírito Santo
13/05/2022 15h33 - Atualizado em 16/05/2022 11h13

Maio Amarelo: motociclistas participam de ação integrada em Vitória

Na manhã desta sexta-feira (13), os motociclistas que trafegavam pela região da Praça dos Namorados, em Vitória, puderam participar das ações do projeto “Moto vida em ação”, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Guarda Municipal (GMV); além do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), da faculdade Emescam e da concessionária Moto Vena. A atividade aconteceu no estacionamento do Bobs, na Praia do Canto.

A ação, que faz parte da programação do movimento Maio Amarelo no Estado, tem o objetivo de chamar atenção dos motociclistas, principalmente entregadores, e reforçar a importância da adoção de condutas mais seguras no trânsito, englobando aspectos relacionados à educação para o trânsito, aos cuidados com a saúde e à manutenção preventiva e corretiva das motocicletas, para evitar a ocorrência de acidentes e salvar vidas.

De cunho educativo, a ação teve início com a abordagem aos motociclistas, feita pelos agentes do BPTran, que os convidavam a participar de atividades focadas na segurança e qualidade de vida dos condutores.

Após a triagem realizada pela equipe do Sest/Senat, o motociclista abordado passou pela equipe de educação do Detran|ES, e recebeu as orientações de segurança no trânsito. Posteriormente, o condutor se deslocou para a tenda da saúde, onde os alunos da Emescam realizaram o cálculo do Índice da Massa Corporal (IMC), a aferição de pressão e glicemia. Em seguida, os condutores seguiram para a tenda da concessionária parceira para realizar os serviços relacionados à manutenção da motocicleta. 

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, reforçou que essa é mais uma das ações previstas na campanha Maio Amarelo, que tem o tema “Juntos salvamos vidas”. “Este é o mês em que estamos reforçando as nossas ações de conscientização, com o objetivo principal de reduzir os acidentes e salvar vidas no trânsito. Contamos com a participação de vários parceiros para levar essa mensagem e chamar os condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres, todos juntos para contribuírem para um trânsito seguro”, destacou.

Harlen da Silva pontuou a participação de inúmeros jovens motociclistas durante a ação. “Vimos aqui um grupo considerável de condutores jovens, que estão antenados à tecnologia, ao uso de celular e que querem fazer modificações em seus veículos. Por isso, é extremamente importante realizarmos essas ações e lembrá-los das regras estabelecidas pela legislação de trânsito, riscos ao usar o celular enquanto estiver na direção de um veículo e também que existem regras para que modificações sejam realizadas. Reforço, que nosso objetivo é alertar os motociclistas para os cuidados no trânsito e a importância de adotar comportamento seguros”, disse.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, salientou a importância de se realizar ações educativas. “Hoje estamos trabalhando com foco no motociclista, é um dos entes mais frágeis entre os usuários das vias públicas. O número de mortes e sequelas graves assustam, e ocorrem muitas vezes em decorrência da imprudência, do excesso de confiança e falta de manutenção do veículo, de tal forma que apenas fiscalizar não é suficiente”, argumentou.

“Sensibilizar por meio da educação é sempre o melhor caminho. Por isso, o BPTran e as demais entidades, sob a liderança do Detran, estão tão engajadas no desenvolvimento de ações educativas que sirvam como fonte de orientação para desenvolvimento de condutas inspiradas na prudência e cuidados. Afinal, como diz o tema do Maio Amarelo deste ano, juntos salvamos vidas", completou o comandante.

De acordo com o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier, destacou que a campanha Maio Amarelo existe para reforçar a conscientização das pessoas e tornar ainda mais eficiente o trabalho das instituições. "São ações como essa que contribuem com a redução dos índices de acidentes, entre outras situações que interferem no trânsito e causam transtornos, seja com a vida ou com veículos. A Guarda Civil Municipal de Vitória atua diariamente em locais estratégicos e com apoio dos recursos tecnológicos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Somente em 2021, abordamos quase 14 mil veículos na Capital”, frisou.

A barista Tainá Soares, 23 anos, achou a ação interessante por servir de alerta para os motociclistas. "Sou habilitada há um tempo, mas só estou diariamente nas ruas com minha moto há seis meses. E por mais que eu tome os cuidados com a minha segurança e, consequentemente, com a dos demais condutores, é sempre importante essas abordagens educativas, que vêm para lembrar a todos da necessidade de se ter uma boa conduta no trânsito. Ressaltando que uma atitude individual já vai ajudar a salvar vidas"

O estagiário Allan Junior Fermao de Souza, 23, reitera a importância dessas ações. Ele gostou do envolvimento dos órgãos e empresas privadas que participaram da ação. "É muito legal a gente ver empresas que vendem a moto e cursos se preocupando em fazer parte de ações com os órgãos de trânsito. Tive a sensação de que a questão é maior, não é só dinheiro e sim interesse em ter bons condutores nas vias, com veículos em bom estado. Para mim essa foi uma excelente ação."

 

Programação

Durante todo o mês de maio, serão desenvolvidas ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas, para chamar atenção da sociedade para o alto número de acidentes e a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro, em todos os 78 municípios capixabas.


Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui.

 

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independentemente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard