Governo do Estado do Espírito Santo
06/05/2022 14h12

Maio Amarelo: simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) abre campanha na Serra

Um simulado da cena de um acidente de trânsito marcou o início da campanha Maio Amarelo no Estado, nesta quinta-feira (05), na Serra. Estudantes do curso de capacitação de resposta para Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) interpretaram acidentados num cenário realístico de acidentes envolvendo veículos e pedestres. A ação foi organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), entre outros órgãos.

Foram 37 profissionais atuando diretamente no treinamento. O Incidente com Múltiplas Vítimas foi realizado em parceria com as Polícias Civil do Espírito Santo (PCES) e Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Defesa Civil, Samu 192, Detran|ES, Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN) e a Guarda Municipal de Trânsito da Serra.

“Presenciamos o trabalho exemplar, organizado e integrado do Samu neste simulado. É essa união de núcleos de apoio da Saúde que resulta na entrega de um serviço de qualidade para a população capixaba”, ressaltou o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa do Santos, destacando ainda o programa Samu para Todos.  

“Somente a Região Metropolitana tinha expansão com 52% de cobertura no Estado e o governador do Estado, Renato Casagrande, com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, expandiram esse serviço. Atualmente, os consórcios intermunicipais de saúde assumem protagonismo, coordenando a operação no Estado. Estamos próximos de completar 100% da cobertura nos 78 municípios, fortalecendo a rede de urgência e emergência”, frisou Gleikson Barbosa do Santos.

A simulação

Quem passou pela rua 11-D, próximo ao Terminal de Laranjeiras, na Serra, observou a movimentação em uma das principais vias da cidade. O simulado de cena retratou um grave acidente envolvendo um ônibus com doze pessoas a bordo, outras quatro pessoas em um veículo do tipo passeio e quatro pedestres. Ao todo, no simulado, foram vinte vítimas, classificadas por níveis de ferimentos, sendo um óbito. Houve ainda a remoção de vítima pela aeronave do NOTAER.

“Quanto mais a gente treina, melhor a gente fica. Saindo daqui, depois que o treinamento prático terminar, vamos para o auditório do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves debater os pontos positivos e o que tem que ser melhorado para atender a população, que é nossa grande missão no Samu 192: atender sempre da melhor maneira possível e o mais rápido possível”, destacou o médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192, Thiago Nascimento.

A secretária municipal de Saúde da Serra, Bernadete Coelho, enfatizou o papel socioeducativo que deve ser estimulado, desde a escola aos ambientes familiares e de trabalho. “A educação está ligada à saúde. Lembro de quando começou a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança. Foi desafiador. Com o tempo, passou a ser cobrada multa aos motoristas que não utilizassem o cinto de segurança e, mesmo assim, ainda hoje vemos acontecer casos da falta do uso”, frisou.

 

Chegada ao HEUE

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória, recebeu uma das vítimas da simulação, com o apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER), que fez um pouso no heliponto do hospital, trazendo o paciente resgatado, uma aluna do curso de Medicina que se voluntariou para participar e ter uma experiência de aprendizado diferente, sob a ótica de um paciente.

O resgate, transporte e atendimento à vítima, ainda no heliponto, aconteceram de forma ágil e precisa. A simulação foi considerada um sucesso pelos participantes do NOTAER e do hospital. O diretor técnico do hospital, o médico Alexandre Bittencourt, pontuou que foi um momento importante de preparação para a equipe que está habituada a fazer esse tipo de atendimento, mas com as simulações teve a chance de analisar as situações de uma forma diferente.

"É um momento importante para treinar as equipes envolvidas em relação ao fluxo e aos processos ideais em momentos de acidentes, tendo a chance de mensurar os tempos envolvidos em cada procedimento, além de alertar a população para os perigos do trânsito, uma vez que os acidentes envolvendo veículos e pedestres estão entre as principais causas dos traumas atendidos na instituição”, reforçou Alexandre Bittencourt.

O cirurgião geral Marcos Rogério Farias Filho, que trabalha no hospital há 20 anos, reforçou a importância do heliponto para tornar o atendimento de trauma o mais ágil possível e explicou o fluxo do paciente, a partir do momento em que  a equipe do NOTAER chega.

“Nós somos acionados assim que o helicóptero sai do local do acidente e já ficamos preparados para receber o paciente, que vai de elevador até a sala de choque, para atendimento médico e estabilização clínica. Depois são realizadas as avaliações secundárias, com exames de sangue e imagem. É possível ainda que o paciente vá direto para o Centro Cirúrgico, a depender da gravidade do quadro”, explicou o cirurgião.

Detran|ES 

A equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participou do Simulado de Acidente de Trânsito com a realização de abordagens de conscientização aos condutores e pessoas que estavam no local. As servidoras também orientavam o público presente, informando que toda a movimentação envolvia um treinamento, que é de suma importância para os órgãos envolvidos na tentativa de salvar vidas.

A diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, destaca a importância de ações conjuntas com o objetivo de estreitar a relação entre os órgãos e melhorar os serviços prestados à sociedade.

"O Detran é um órgão que se relaciona com entidades de trânsito, saúde, segurança, ampliando a sua área de atuação. A preocupação de reduzir as mortes no trânsito está presente nas nossas atividades e nós já participamos ativamente dessas atividades de treinamento há algum tempo. E agora, tendo assumido um compromisso, ao aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), não seria diferente. Entre os pilares do Plano, estão a Educação para o Trânsito e o Atendimento às Vítimas, e hoje pudemos mostrar o quanto eles são imprescindíveis para que possamos diminuir os números de acidentes e óbitos no trânsito. Nós, sobretudo neste Maio Amarelo, seguimos empenhados em envolver a sociedade nesse objetivo comum a todos que é salvar vidas", salienta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas"Rayza Fontes
imprensa@heue.aebes.com.br

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Ravane Denadai
(27) 99274-5245 / 3331-7552
ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard