26/01/2019 16h25 - Atualizado em 14/02/2019 17h47

Mais de 1200 abordagens realizadas durante blitze da Operação Lei Seca em Guarapari e Vila Velha

Uma ação integrada de abordagem a veículos foi realizada, durante a madrugada deste sábado (26), em Guarapari e Vila Velha. A operação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), contou com a participação efetiva do Detran/ES,   Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Ao todo 1.103 codutores passaram pelo teste de alcoolemia (bafômetro) e 1.228 veículos foram abordados em pontos de Vila Velha, da Rodovia do Sol, em Meaípe e da BR-101 em Guarapari. De acordo com a diretora-geral em exercício do Detran-ES, Édina de Almeida Poleto, o resultado foi positivo e demonstrou que as ações de conscientização têm surtido efeito.

"Durante essa ação de fiscalização intensificada, com o envolvimento de várias instituições, percebemos uma redução no número de recusas ao teste do bafômetro e um número muito maior de pessoas que se colocaram à disposição para realizar o teste, além da grande quantidade de pessoas usando carros de aplicativos. Fica claro para nós a mudança que há mudança no comportamento do Capixaba, que as pessoas estão entendendo a importância de não dirigir após ingerir bebida alcoólica. Isso demonstra como as ações educativas fazem efeito. Ações como essa são importantes para aumentar a segurança do cidadão e  resultam na redução de acidentes e em vidas salvas", destacou.

O subsecretário de Gestão Estratégica da Sesp, coronel Antonio Marcos de Souza Reis, afirmou que essa ação integrada teve como objetivo preservar vidas e mostrar à população a presença das forças de segurança.

"Nossa missão é salvar vidas através da prevenção e da repressão a qualquer delito de trânsito. Hoje, as pessoas que passaram por nós puderam sentir que todas essas instituições estavam aqui em diversos pontos para servir, para proteger o cidadão e para apoiar as pessoas que andam corretamente contra aqueles que insistem em infringir a Lei", ressaltou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, inspetor Willys Lira, também destacou a integração das forças de segurança para dar tranquilidade aos condutores.

“Demonstra a importância de uma atividade em conjunto e integrada, para dar segurança à sociedade capixaba. Você unindo os órgãos de segurança com o Detran, faz com que alcancemos esse objetivo. A sociedade está mostrando gratidão pelo trabalho", disse.

Carro roubado é recuperado

Um carro roubado foi recuperado e o condutor preso, durante uma das abordagens da Operação Lei Seca, em Guarapari. O homem de 27 anos circulava com o veículo restrito, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, durante revista, os policiais ainda encontraram drogas com o suspeito.

Ele foi autuado por receptação, dirigir sem habilitação e posse de drogas, antes de ser encaminhado ao presídio. O delegado Maurício Gonçalves da Rocha, titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito falou sobre importância da operação em conjunto.

“Eventos integrados dessa importância servem para educar e prevenir. A operação reforça a segurança nas vias do Estado do Espírito Santo e traz mais tranquilidade à população”, finalizou.

Abaixo os dados completos da Operação Lei Seca:

Abordagens Educativas a pessoas - 953

Veículos abordados - 1228

Testes de alcoolemia - 1103

Recusas ao teste - 58

Embriaguez (Administrativo) - 02

Embriaguez (Crime) - 02

Autos de infração lavrados - 172

CNHs recolhidas - 59

CRLVs recolhidos - 10

Veículos removidos - 10

Condutor Inabilitado - 08