Governo do Estado do Espírito Santo
05/12/2025 14h56 - Atualizado em 05/12/2025 14h57

‘Operação Peça Legal’ interdita empresa de desmonte em Cachoeiro de Itapemirim

A ‘Operação Peça Legal’ interditou uma empresa de desmonte que funcionava sem autorização e recolheu 49 veículos e diversas peças, na última quarta-feira (03), em Cachoeiro de Itapemirim. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participou da operação deflagrada pela Divisão Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), com apoio da Guarda municipal e Prefeitura do município.   

As investigações da Seção de Regularização de Unidade de Desmonte Automotivo (Seruda), da PCES, começaram após denúncia de comércio de peças, corte e desmonte de veículos usados no estabelecimento conhecido como 'Ferro-velho do Batista’, localizado no bairro Vilage da Luz. Após o acompanhamento de diversos dias e horários diferentes, foi constatada a prática irregular de comércio de peças usadas.  

Diante disso, na quarta-feira (03), policiais da DFRV, sob o comando do delegado Dr. Marcos Aurélio Ferreira Oliveira, juntamente com as equipes do Detran|ES, do Serviço Urbano da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e da Guarda Municipal estiveram no local. Após verificação das documentações do estabelecimento comercial e dos veículos e peças existentes no local, foi constatado que não havia autorizações legais para haver o desmonte, corte e comercialização de peças.   

Durante a operação, 49 veículos totalmente sem peças que estavam no local foram apreendidos e recolhidos para o pátio credenciado do Detran|ES em Cachoeiro de Itapemirim. O delegado titular determinou também a apreensão das mercadorias sem procedência e sem comprovação de nota fiscal.    

O proprietário foi identificado e foi constatado que ele não tinha Registro de Autorização e Funcionamento (RAF). Por esse motivo, foi feita uma notificação administrativa e o estabelecimento comercial foi interditado, conforme previsão na legislação estadual (Lei 10.031/2013). Além disso, o responsável pela empresa responderá pelo crime de exercício ilegal da profissão, conforme o artigo 47 do Decreto-Lei nº 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais).  

O coronel Glariston Fonseca, da Gerência Operacional do Detran|ES, destacou a importância da atuação conjunta para combater o comércio ilegal de peças de veículos. “Essa ação mostra, mais uma vez, a importância da integração entre as instituições públicas. Quando unimos esforços, conseguimos combater com mais eficiência o comércio irregular de peças e coibir práticas que alimentam furtos e roubos de veículos. Nosso compromisso é proteger o cidadão, garantindo que ele tenha acesso a peças com procedência e segurança. Todo esse trabalho conjunto é feito para assegurar um mercado mais justo, transparente e confiável para a população”, disse.  

O chefe da DFRV, delegado Marco Aurélio Ferreira Oliveira, reforçou a necessidade de garantir a atuação regular do comércio de peças. “A operação tem objetivo de reprimir a comercialização de peças de veículos automotores de forma ilegal. Além disso, a existência deste tipo de comércio fere o princípio constitucional da livre concorrência, pois estabelecimentos legalizados não podem concorrer em pé de igualdade com estabelecimentos clandestinos”, destacou.   

Peça Legal      

O Detran|ES lançou neste ano o programa “Peça Legal”, um portal que centraliza a venda de peças de veículos em empresas de desmonte cadastradas no órgão — um passo importante na regulamentação do mercado de peças usadas.      

A plataforma oferece um ambiente seguro e legal para que seguradoras, oficinas e o público em geral possam adquirir peças com procedência garantida. O cidadão que busca peças de reposição para o seu veículo deve acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar no banner do serviço “Peça Legal”, disponível na página principal.      

A partir daí, basta selecionar a peça desejada, informando o tipo de veículo, a marca e o modelo. Se houver disponibilidade nos desmontes cadastrados, o sistema indicará o nome do estabelecimento, telefone, e-mail e endereço para contato direto.      

Se mais de um desmonte oferecer a mesma peça, o cidadão poderá comparar valores e adquirir o item com melhor custo-benefício. Toda a transação é realizada entre o consumidor e a empresa, sem interferência do Detran|ES.      

Confira aqui as empresas de desmonte registradas no Detran|ES.     

Informações à Imprensa:  

Assessoria de Comunicação do Detran|ES  

Fabricia Borges / Zu Coelho / Leonardo Quarto  

imprensa@detran.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard