Governo do Estado do Espírito Santo
13/11/2019 16h45 - Atualizado em 11/08/2021 13h53

Perdeu a placa na enchente? Veja como solicitar uma nova ao Detran|ES

Com as fortes chuvas desta quarta-feira (13) na Grande Vitória e em municípios do interior, alguns proprietários de veículos acabaram perdendo a placa ao passarem dentro de pontos de alagamento. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta como repor a placa do veículo e evitar multas de trânsito por conduzir veículo sem qualquer uma das placas de identificação.

 

Caso o veículo ainda esteja com a placa do antigo modelo cinza, será necessário repor pelo novo modelo de placas Mercosul. Isso porque, desde o dia 10 de dezembro de 2018, estão em vigor no Estado as novas placas e não há mais fabricantes da placa anterior credenciados ao Detran|ES nem de lacres para fixação da placa traseira.

 

Procedimentos

 Se o proprietário perdeu um placa do modelo antigo (cinza), deverá realizar um vistoria ECV e posteriormente seguir o procedimento abaixo.

O proprietário que perdeu a placa do modelo Mercocul deverá se dirigir com o veículo à unidade do Detran|ES no município e solicitar o serviço de conversão de placa Mercosul. O valor da taxa do Detran|ES para o serviço e a emissão de documento com a nova placa é de R$34,22. Após abertura do serviço e pagamento da taxa, o proprietário receberá um SMS com o código autorizador do emplacamento e deverá se dirigir com o veículo até uma empresa estampadora de placas credenciada ao Detran|ES para comprar e instalar a placa. Finalizado o procedimento, o interessado deverá retornar à agência do Detran|ES onde realizou o procedimento para retirar seu novo documento do veículo.

 

Caso o veículo já tenha a placa no modelo Mercosul, basta ir até a unidade do Detran|ES para solicitar a autorização para confeccionar a placa de reposição e se dirigir à estampadora para compra e afixação da placa. Neste caso, não há cobrança de taxa pelo Detran|ES.

 

Documentos

 

Para os dois serviços, o proprietário deve levar original e cópia do Certificado de Registro de Veículos (CRV), original e cópia de documento de identificação oficial com foto e do comprovante de residência atualizado ou declaração de domicílio.

 

Boletim de Ocorrência 

 

É importante, ainda, que o proprietário que tenha perdido a placa do veículo registre um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia mais próxima ou na Delegacia OnlineA medida é necessária para que ele se resguarde caso essa placa seja encontrada por outra pessoa e utilizada indevidamente.

 

Placa Mercosul

 

Além da reposição da placa em caso de perda, conforme Resolução Nº 780, DE 26 DE JUNHO DE 2019, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a utilização da placa Mercosul é obrigatória nos procedimentos de primeiro emplacamento de veículo, de transferência de propriedade quando houver mudança de município, de mudança para outro município ou Estado, e na substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da referida placa.

 

A lista de empresas aptas a atuarem como estampadoras de placas no Espírito Santo está disponível no site do Detran|ES, na área de serviços credenciados. Confira aqui as empresas Estampadora de Placas credenciadas. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
3137-2627 / 99943-7060
imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard