Governo do Estado do Espírito Santo
17/05/2018 18h01

Polícia Civil desmantela organização criminosa de clonagem de veículos em municípios do Estado

A equipe da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), sob responsabilidade do delegado Tarcísio Otoni, prendeu nessa quarta-feira (16), quatro integrantes de organização criminosa que recolocava veículos roubados e clonados na frota de veículos do Estado. A operação ocorreu nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Aracruz.

Durante a operação foram detidos o despachante D.J.P.J., de 31 anos, e seu funcionário, R.B.C.A., de 30 anos, além de G.J.N., de 29 anos, funcionário de uma empresa de fabricação de placas. Segundo o delegado, outros suspeitos de participarem da ação criminosa também estão sendo investigados.

O titular da DFRV informou que foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão. Com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), três despachantes e duas empresas de fabricação de placas foram descredenciadas. “A organização criminosa prestava apoio no processo adulteração de veículos, que posteriormente eram vendidos e reinseridos nas ruas. As investigações revelaram que entre os compradores dos automóveis estão pessoas de boa fé e outras que tinham conhecimento da origem ilegal dos veículos”, contou.

O delegado explicou como os suspeitos agiam. “Após roubar um determinado veículo, o suspeito do roubo ia até os despachantes detidos e solicitava dados de um veículo semelhante para efetuar a clonagem. Com as informações, ele pedia uma placa clonada à empresa de fabricação. Depois se dirigia ao adulterador e pedia a remarcação dos sinais de identificação do veículo, como o vidro, chassi e motor. Antes de revender o veículo clonado para terceiros, o criminoso retornava aos despachantes para pegar os documentos falsos do veículo”, informou.

Todos os detidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).  De acordo como delegado A.V.D.S., de 37 anos, suspeito de adulterar aspectos físicos dos veículos, ainda está foragido.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Agente de Polícia Fernanda Pontes

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Texto: Fernanda Pontes

 

Atendimento à Imprensa

Paula Lima: (27) 3636-1536 / 99846-1111

Leidy Mendonça: (27) 3636-9928 / 99607-2978

comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard