18/07/2019 14h48 - Atualizado em 25/07/2019 11h25

Programa Força pela Vida realiza ações em oito pontos da Grande Vitória

Foto: Fred Loureiro/PMS

A ação integrada do Programa Força pela Vida abordou veículos e pessoas, na manhã desta quinta-feira (18), em oito pontos da Grande Vitória. O Programa atua forma educativa e fiscalizadora e reuniu servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), além de efetivos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Polícia Militar - por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) - da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

No total, foram abordados 818 veículos nos oito pontos localizados em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Deste total, 539 eram motocicletas. Foram realizados 183 testes de alcoolemia, com duas recusas ao etilômetro. Foram aplicadas, no total, 134 multas e foram removidos 40 veículos. O intuito principal da ação “Força pela Vida” é a redução do número de acidentes nas vias e os crimes de trânsito da Região Metropolitana do Estado, com foco na proteção à vida da população, contribuindo por meio da educação de trânsito para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas. Na operação desta quinta-feira, o objetivo específico era fiscalizar motociclistas e combater o transporte clandestino, e coube ao Ipem-ES a fiscalização dos cronotacógrafos, aparelhos que registram a velocidade e distância percorrida pelos veículos.

O Ipem-ES realizou 125 fiscalizações, que geraram três notificações. Para o diretor-técnico do órgão, Lindomar Gomes, o baixo número de notificações deve-se ao fato dos condutores estarem atentos ao disposto na legislação, além do aumento do número de fiscalizações.

“Intensificamos as fiscalizações e já promovemos mais de 1.600 notificações em 2019, o dobro do realizado no mesmo período de 2018, o que foi facilitado pela fiscalização remota. Assim, vamos conseguindo conscientizar os motoristas sobre os procedimentos exigidos”, explicou.

A primeira operação de fiscalização do Programa Força Pela Vida foi realizada no último dia 5 de julho, em seis pontos da Grande Vitória. As equipes abordaram 330 veículos e realizaram ações educacionais para um trânsito mais seguro para todos os cidadãos.

A delegada Fabiane Coutinho, chefe da Divisão de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, falou sobre a integração dos esforços na operação. “O trabalho integrado dos agentes de segurança com foco na prevenção de acidentes e no combate a condutas ilícitas fortalece nossas Instituições e aumenta a sensação de segurança dos cidadãos. A Operação “Força pela Vida” demonstra a grande preocupação do Governo do Estado em diminuir os acidentes e salvar vidas no trânsito", afirmou.

Já o subcomandante do BPTran, major Anderson Scotá Moreira, concorda com a delegada. "Um dos focos desta segunda operação integrada Força Pela Vida foi a abordagem aos motociclistas, tendo como objetivo inibir a incidência criminal e as infrações de trânsito relacionadas a este tipo de veículo. Essas ações são de extrema importância, visto que ajudam a coibir até mesmo outros tipos de crime que não estão ligados ao trânsito. No ponto de abordagens do Centro de Vitória, por exemplo, conseguimos apreender um revólver calibre 38", relatou.

Abordagem educativa

O Detran|ES atuou na abordagem educativa com servidores nas operações, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.  Para o gerente de veículos do Detran|ES Cleber Bongestab, é fundamental a integração de forças para coibir ilícitos que possam dificultar a capacidade de condução dos motociclistas.

“Aliar a fiscalização com a educação de trânsito é vital para a redução de acidentes de trânsito. O Detran participa ativamente com ações educativas e com campanhas publicitárias com foco na conscientização de motociclistas, como a que está na mídia, tendo em vista o alto número de acidentes nos últimos meses. Quanto mais motociclistas estiverem com seus veículos regulares e com comportamentos seguros, mais a vida será valorizada nas vias capixabas”, afirmou.

A atuação da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) se concentrou nos serviços de fretamento sem autorização, que necessita de uma licença que é emitida pela companhia. A prática, além de ilegal, oferece risco aos usuários e ao trânsito. A Ceturb-ES fiscalizou 63 veículos.

"Os motoristas flagrados realizando os serviços, além das infrações de trânsito com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foram advertidos conforme normas e regulamentos existentes", ressaltou o diretor de Operações da Ceturb-ES, Anderson Barbosa.

"Hoje o foco foi mais educativo, nosso objetivo foi mostrar para os passageiros que essa prática coloca a vida de todos em risco, pois esses veículos não passam por vistoria específica para o transporte de pessoas com segurança", pontuou.

O Programa

O formato da operação “Força pela Vida” foi apresentado no último dia 25 de junho, em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, que contou com representantes de instituições estaduais, federais e municipais que compreendem o Sistema Nacional de Trânsito, dentre outras.

As operações do Força Pela Vida, com foco na Lei Seca, motociclistas, Transporte Escolar, entre outros, são planejadas e executadas pelo Comitê Integrado de Fiscalização e Educação no Trânsito, que reúne diversos órgãos atuando de forma integrada, buscando a preservação da vida e a redução de acidentes.

Também compõem o comitê a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o  Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES) e o Conselho Estadual de Trânsito.

Confira as estatísticas da ação:

ÓRGÃO

NÚMEROS