08/10/2020 15h16 - Atualizado em 08/10/2020 15h25

Servidores da Corregedoria do Detran|ES participam de workshop de perícia

Por meio de uma parceria com a Seção de Documentoscopia Forense da Polícia Civil, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nessa quarta-feira (07), um workshop para os servidores da Corregedoria do Órgão para fortalecer o combate a possíveis fraudes.

O workshop foi ministrado pelas peritas oficiais criminais Camila da Cunha Oliveira Viana, Jandira Maria de Oliveira Bone Brandão e Valdirene Strela. Durante o curso elas apresentaram imagens com diversos exemplos de fraudes detectadas em perícias, como assinaturas irregulares, impressões realizadas com equipamentos que não são os habituais para um determinado tipo de documento, uso de canetas com tintas que são apagadas com o uso do calor, e uma série de outros elementos.

De acordo com o corregedor do Detran|ES, Jederson Lobato, esse treinamento poderá proporcionar ao Órgão uma maior assertividade, por parte dos servidores, na análise de documentos que compõem os processos, antes mesmo do envio de pedidos de perícia pela Polícia Técnico-científica.

"Lidamos eventualmente com processos em que são investigadas falsificações dos Certificados de Registro de Veículos (CRV), Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda de falsificação de assinaturas, em que esse conhecimento compartilhado nos trará melhores condições de retornar um serviço de qualidade e mais eficiente ao cidadão”, destacou o corregedor.

A perita criminal, Camila da Cunha Oliveira Viana, ressaltou que o objetivo do encontro é mostrar o que é importante observar nos documentos recebidos, para que não acabe saindo do órgão um documento que não deveria ser emitido como verdadeiro. “O nosso objetivo é unir forças para que possamos diminuir a ocorrência de fraudes em razão da apresentação de documentos falsos, por parte do solicitante, no início do processo de habilitação e/ou veículo, impedindo, assim, que o Detran|ES acabe emitindo um documento ideologicamente verdadeiro por não saber como identificar um documento possivelmente fraudado”, pontuou.

A perita criminal reforçou ainda que essa troca irá auxiliar tanto o Detran|ES quanto a Seção de Documentoscopia da PCES, uma vez que elas poderão conhecer os detalhes dos processos de emissão dos documentos no Órgão.

A presidente da Comissão Processante I do Detran|ES, Marília Madeira da Paixão, classificou o workshop como enriquecedor ao trabalho da corregedoria do Órgão. “É interessante para que a gente tenha conhecimento dos detalhes, como a gramatura do papel, itens de segurança como o alto relevo, marcas diferenciadas etc. Essa troca é agregadora ao nosso trabalho, pois chegam para nós muitos casos de falsificação de CRV, CNH, principalmente de outros estados e RG. O que pode acabar gerando um PAD para o servidor, se eventualmente um processo de transferência de um veículo, depois de concluído, lá na frente, for constatado que foram apresentados documentos falsos, por exemplo. O servidor mesmo não sendo perito será investigado por estar envolvido na tramitação desse processo dentro do Órgão. Portanto, saber identificar esses pequenos detalhes é uma segurança para o próprio servidor”, afirmou.

Com o encerramento do workshop ficou acordado que o Detran|ES irá comunicar, oficialmente, à Seção de Documentoscopia Forense, caso haja o extravio de algum documento do Órgão, facilitando a checagem, se chegar algum documento desse referido lote para perícia.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho