Governo do Estado do Espírito Santo
13/04/2020 15h17

Sinalização horizontal e vertical em toda a área da Ceasa é iniciada

As Centrais de Abastecimento do Espirito Santo (Ceasa/ES), em parceria com o Departamento Estadual  de Trânsito (Detran|ES), iniciou, na última sexta-feira (10), serviços de sinalização horizontal e vertical em toda a área da Ceasa, localizada em Cariacica.

A iniciativa é proveniente de um acordo de colaboração entre os dois órgãos. Dentre as intervenções relacionadas à sinalização horizontal estão: a faixa de travessia de pedestres; marca de delimitação e controle de estacionamento; demarcação de vaga para pessoa portadora de deficiência e para idoso; além de outros dispositivos. Já a sinalização vertical inclui placas de regulamentação, dentre outros.

O trabalho será feito em finais de semana. Na primeira etapa do serviço foram concluídas a marcação de vagas de estacionamento para veículos pequenos, caminhões e carretas, próximo à portaria II e nos dois lados da Pedra Alta e Baixa (mercado) para produtores; três faixas de pedestres; pista de rolagem, que indica o tráfego em mão única e faixas zebradas nas rampas utilizadas pelos carregadores no acesso entre a Pedra Alta e os pavimentos I e II.

O diretor-presidente da Ceasa, Fernando Rocha, explica que a iniciativa era uma demanda antiga existente no entreposto de Cariacica, e a concretização do serviço vem em um momento necessário, tendo em vista a realidade atual.

“A sinalização vai ajudar na organização do grande fluxo de veículos e de pessoas que circulam diariamente dentro da Ceasa, além de também ajudar na resolução de conflitos que acontecem por espaço. Outro ponto importante é que as demarcações vão ajudar a evitar a aglomeração de pessoas, minimizando e até evitando a proliferação do novo Coronavírus”, enfatiza o diretor-presidente.

Já o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, pontuou que o Departamento atende à solicitação da Ceasa com o objetivo de proteger vidas no trânsito. “Circulam diariamente no espaço mais veículos do que em alguns municípios capixabas que têm a frota pequena, além de muitas pessoas, dentre trabalhadores e clientes de todo o Estado. Levamos em conta que a sinalização é imprescindível para que as leis de trânsito sejam obedecidas pela população e, fizemos esta parceria com a Ceasa para, principalmente, diminuirmos os riscos de atropelamentos, colisões e demais acidentes com os capixabas”, disse.

Ele acrescenta que o prazo para a realização dos serviços de sinalização é de 60  dias, a contar da publicação da Ordem de Serviço e os recursos são provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Ceasa

Tainá Campos

(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626

taina.campos@ceasa.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard