27/10/2023 17h01

Veículo é recuperado em Guarapari após Cerco Inteligente identificar suspeita de clonagem

Uma motocicleta clonada foi apreendida em Guarapari, nessa quinta-feira (26), pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), após ser acionada pela equipe da Coordenação de Monitoramento Eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) que, após levantamento realizado por meio do Cerco Inteligente, identificou o veículo que constava com indicativo de clonagem no sistema. A moto tinha a placa idêntica à de outro veículo, cujo proprietário havia recebido uma infração de trânsito a qual não havia cometido e, por isso, informou ao Detran|ES a suspeita de clonagem em junho deste ano.

De acordo com o Boletim Unificado registrado pelo 10º Batalhão da PMES, foi montado um ponto de bloqueio na rodovia ES-060 e, então, as equipes abordaram o cidadão pilotando a motocicleta com suspeita de clonagem. Após verificação veicular, os policiais constaram sinais de lixamento no chassi e no motor, além de sombras de uma segunda numeração, não sendo possível identificar a numeração original do veículo. Essas características possibilitaram a confirmação da clonagem, sendo, então, a motocicleta recolhida para o pátio, onde será submetida a uma vistoria pela Polícia Civil, e o cidadão foi conduzido para a 5ª Divisão Especializada da Região Metropolitana (DRM) de Guarapari.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que essa operação foi possível graças ao uso do Cerco Inteligente que vem sendo estruturado pelo Órgão. “A partir de estudos, implementamos novas possibilidades de atuação a partir do uso da ferramenta tecnológica e uma delas é o combate à clonagem de veículos, uma ação também voltada para a segurança pública no viés do trânsito. Essa moto recuperada em Guarapari é um exemplo marcante desse trabalho. Além disso, também já utilizamos o monitoramento para a identificação de veículos de transporte escolar clandestinos e irregulares para que possamos planejar operações e retirar de circulação vans e ônibus que coloquem em risco a integridade física de jovens e trabalhadores. Um outro projeto em andamento é o mapeamento para constatação de veículos movidos a gás natural, com Kit Gás, que não estejam em dia com as inspeções obrigatórias, o que pode ocasionar, inclusive, explosões e perda de vidas”, salienta.

Givaldo Vieira destaca também que as equipes de Fiscalização do Órgão também já estão monitorando veículos que circulam com excesso de velocidade, bem como em cometimento de outras infrações, para o planejamento e realização de blitze inteligentes com o objetivo de otimizar a eficiência das operações de acordo com o segmento proposto pelos levantamentos obtidos junto ao Cerco.

Tecnologia e união de forças contra a clonagem de veículos

O gerente de Fiscalização do Detran|ES, Jederson Lobato, pontua que o uso do Cerco Inteligente e a integração com os demais órgãos de Segurança Pública como estratégia é fundamental para entregar mais segurança aos cidadãos capixabas. “A recuperação de um veículo clonado é importante para o proprietário do veículo original cuja placa está sendo utilizada em outro e que, muitas das vezes, acarreta multas de trânsito para alguém que não as cometeu. A identificação de um clone é imprescindível também para o proprietário do veículo original que se tornou um clone a fim de esconder um crime de furto ou roubo e que, agora, poderá ser restituído ao real proprietário”, afirma Lobato.

O gerente acrescenta também a relevância de o proprietário do veículo realizar o serviço de Indicativo de Clonagem, informando oficialmente ao Detran|ES quando tiver suspeita sobre a existência de um clone de seu veículo. “A partir dessa informação inserida no sistema do Detran|ES, conseguimos monitorar características do veículo para acionar unidades da Polícia Militar ou da Polícia Civil do município onde o possível clone está circulando para que confirmem a suspeita e possamos restituir o bem ao respectivo dono, como fizemos neste caso em Guarapari”, frisa.

Como fazer o Indicativo de clonagem

O procedimento consiste em solicitação do proprietário para que o Detran|ES insira no prontuário do veículo a informação de que pode haver outro veículo utilizando os elementos de identificação do veículo original. Como regra, quando a clonagem realmente existe, um veículo de mesmo modelo tem suas placas originais substituídas pelas de um veículo regular e é flagrado em fiscalizações de trânsito cometendo infrações, como avanço de sinal e excesso de velocidade, por exemplo.

Para incluir o indicativo de clonagem, o proprietário deverá levar seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) listada no site do Detran|ES para que seja comprovada a sua originalidade (Chassi, motor, vidros de segurança etc.). Depois da emissão do laudo aprovado, poderá agendar o atendimento em uma agência do Órgão ou acessar o serviço 'Indicativo de Clonagem', não havendo necessidade de digitalizar nenhum documento, pois todas as informações são validadas automaticamente pelo sistema. É importante reforçar que a inclusão da suspeita de clonagem não serve como recurso de multa e que, ao receber uma multa indevida, o proprietário do veículo deve recorrer nos prazos estabelecidos no órgão autuador.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles