20/03/2006 14h12 - Atualizado em 12/12/2017 10h54

Ação educativa da campanha ‘Parar na faixa é sinal de respeito à vida’

A campanha ‘Parar na faixa é sinal de respeito à vida’, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com as prefeituras municipais da Serra, de Vitória, de Cariacica e de Vila Velha realiza nova ação educativa nesta terça-feira (21).

A campanha, iniciada em setembro de 2005 durante a ‘Semana Nacional de Trânsito’, tem como objetivo reduzir as fatalidades por atropelamento, priorizando o pedestre na travessia de faixas onde não há semáforo. Nos locais onde há semáforo, o pedestre deve respeitar a sinalização e só atravessar quando os veículos pararem completamente.

As operações acontecem nos seguintes locais:

- Vitória : Rua José Teixeira, próximo ao Centro da Praia, na Praia do Canto das 7h30 às 10h30;
- Vila Velha: Cruzamento da Rua Presidente Lima com a Rua Jerônimo Monteiro; das 8 às 11 horas;
- Cariacica: Rua Expedito Garcia - próximo ao Banco do Brasil, em Campo Grande; das 8 às 11 horas;
- Serra: Avenida Central - Laranjeiras; Próximo à Padaria Natália; das 8 às 11 horas.

Os agentes do Detran, durante a campanha, orientam os pedestres a sinalizarem para pedir passagem em faixas não semaforizadas, e os condutores recebem orientações para que respeitem a preferência dos pedestres nesta situação. A ação tem como objetivo deixar o trânsito do município mais seguro e humano.

De acordo com o Artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro o pedestre tem preferência de travessia em faixas não semaforizadas – onde não há sinal de trânsito. O motorista que não parar na faixa para priorizar o pedestre pode ser punido com multa gravíssima, que corresponde a R$ 191,00, mais a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Texto: Mariana Rodrigues Carlos
marianarodrigues@detran.es.gov.br