09/05/2010 21h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h18

Ações do "Madrugada Viva" abordam 644 motoristas no Estado

Blitze do programa "Madrugada Viva" abordaram 644 condutores neste fim de semana em municípios capixabas. As ações foram realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

Do total de 644 motoristas abordados, 92 foram submetidos ao teste de bafômetro. As blitze foram realizadas em Alegre, Águia Branca, Baixo Guandu, Colatina e Venda Nova do Imigrante, além de municípios da Grande Vitória.

Nas ações, 11 motoristas foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, além de receber multa no valor de R$ 957,70. Destes, cinco condutores apresentaram teor alcoólico acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões e foram encaminhados ao Departamento de Polícia Judiciário (DPJ) mais próximo.

De acordo com a Lei Federal 11.705/2008, conhecida como "Lei de Tolerância Zero", o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem superior a 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, e está sujeito a pena de seis meses a três anos de prisão.

Fiscalização durante as festas

Duas grandes festas marcaram o fim de semana no interior do Estado. No município de Venda Nova do Imigrante foi realizada a 22ª Festa Cultural e Turística do município. Já em Colatina, aconteceu a tradicional Festa do Cafona.

Em ambos os eventos, as equipes de fiscalização do "Madrugada Viva" e também os voluntários do "Vida Urgente Espírito Santo" estiveram presentes para coibir a embriaguez ao volante. Em Venda Nova do Imigrante, foram realizadas 159 abordagens, sendo que 20 condutores fizeram o teste do bafômetro, mas nenhum deles havia ingerido bebida alcoólica.

Já em Colatina, no sábado, 99 condutores foram abordados. Deste total, 18 foram submetidos ao teste do bafômetro. Três foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica e tiveram a CNH recolhida, além de receber multa, e um motorista foi encaminhado ao DPJ mais próximo.

A ingestão de bebidas alcoólicas provoca no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382