16/10/2009 14h30 - Atualizado em 12/12/2017 11h08

Ações do ‘Madrugada Viva’ começam nesta sexta (16) a partir das 22 horas, em Viana

As ações do ‘Madrugada Viva’ deste fim de semana serão realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) em conjunto com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, e terão início nesta sexta-feira (16), a partir das 22 horas, no município de Viana.

O ‘Madrugada Viva’ tem como objetivo coibir a mistura álcool e direção como forma de prevenir acidentes de trânsito, por isso o Detran|ES irá atuar com as operações até domingo (18) na Grande Vitória e também no interior do Estado, nos municípios de Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte e Marataízes.

Durante as blitze os agentes de trânsito fazem uma triagem para identificar nos motoristas possíveis sintomas de embriaguez. Caso os sintomas sejam identificados, eles serão convidados a fazer o teste do bafômetro para a constatação da embriaguez.

Após isso, qualquer indício de álcool encontrado no organismo acarretará em multa no valor de R$ 957,70, recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do direito de dirigir.

Ainda durante as operações será verificado também o teor de consumo de álcool no organismo. Se os motoristas tiverem ingerido uma quantidade de álcool acima de 0,3 miligramas por litro de ar expelido dos pulmões, serão encaminhados à Delegacia de Poder Judiciário (DPJ) mais próxima e terão que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

De acordo com o diretor-geral do Detran|ES, Paulo Lemos, a atuação contínua das operações ‘Madrugada Viva’ é fundamental para a preservação de vidas, principalmente nos fins de semana. “O Detran|ES já constatou em pesquisas de comportamento dos motoristas que a grande maioria prefere sair para se divertir nas sextas e sábados. Além disso, infelizmente são também os dias em que ocorrem mais acidentes envolvendo motoristas embriagados”, afirmou.

Lemos disse ainda que o apoio das polícias e dos municípios é muito importante para a continuidade do projeto, “O Governo, por meio do Detran|ES, busca preservar vidas no trânsito e reduzir o número de mortes, através da educação e fiscalização. Acreditamos também que a sociedade se sente mais segura com as equipes nas ruas”, disse.

As equipes de educação e fiscalização de trânsito do Estado são compostas por servidores do Detran|ES, policiais militares e civis, além de contar também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes das prefeituras municipais.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES
Vivian Camargo