Governo do Estado do Espírito Santo
26/08/2008 14h10 - Atualizado em 12/12/2017 11h03

Ações do ‘Vida Urgente Espírito Santo no Palco’ voltam a ser realizadas nas escolas capixabas nesta semana

Com o objetivo de intensificar o combate à violência no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), em parceria com a Fundação Thiago Gonzaga, voltam a realizar, a partir desta terça-feira (26) as ações, do ‘Vida Urgente Espírito no Palco’. A primeira ação do projeto, na Escola Estadual de Ensino Médio, Arnulpho Mattos, começou às 16 horas.

O ‘Vida Urgente Espírito no Palco’ oferece, gratuitamente, por meio do teatro, orientação e conscientização a crianças, jovens e adultos em relação aos perigos do trânsito. A intenção do programa é fazer um trabalho de conscientização para ajudar na redução do número de acidentes envolvendo jovens no trânsito.

Turnê “Exército de Sonhos - Espírito Santo”

Como parte das atividades de lançamento do ‘Vida Urgente Espírito Santo no Palco’, a partir desta terça-feira (26) até 19 de setembro, os voluntários vão realizar uma turnê do ‘Exército de Sonhos’. Este espetáculo - que já percorreu diversas cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, e foi assistido por mais de 500 mil pessoas - chega ao Espírito Santo para uma turnê de oito apresentações em escolas e faculdades capixabas.

O espetáculo, baseado em fatos reais, tem duração de 50 minutos e é indicado para adolescentes a partir de 14 anos de idade. Os voluntários vão contar a história de quatro jovens amigos que vivem situações cotidianas: seus sonhos e sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa oferecer.

Por meio do “Exército de Sonhos” o público é instigado a reconhecer que o bem mais importante que temos é a vida e que a melhoria do trânsito depende de cada um, entendendo que somos nós, brasileiros, que o tornamos violento agindo de forma inadequada.

Durante alguns eventos dos quais têm participado, a diretora geral do Detran-ES, Luciene Becacici, tem defendido a inclusão do tema “educação no trânsito” na grade curricular do Ensino Médio. “Queremos trabalhar o imaginário das crianças, para que elas se vejam como parte integrante da sociedade e do trânsito. Com isso, elas vão conseguir atribuir a si mesmas a responsabilidade por um mundo melhor”, disse.

As outras escolas que também participarão das atividades são: Escola São Domingos, UVV – Teatro Sacrecour, Teatro Sesc, Sesi – Maruípe, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maracanã, Theatro Carlos Gomes e Colégio Lusíadas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran-ES
Vivian Camargo
viviancamargo@detran.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard