Governo do Estado do Espírito Santo

Apoio Psicológico às vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece o serviço de Apoio Psicológico totalmente gratuito para dar acolhimento especializado a pessoas que sofreram um acidente de trânsito ou perderam um familiar em uma ocorrência de trânsito. 

O atendimento tem o objetivo de ajudar a reduzir o sofrimento emocional de quem perdeu um familiar e precisa enfrentar melhor o luto.   

O serviço também atende pessoas que sofreram um acidente e busca auxiliá-las a lidar com as possíveis sequelas psicoemocionais ou física causadas pelo acidente e a se adaptar às mudanças que isso traz a suas vidas. 


Como agendar o atendimento

O atendimento psicológico é gratuito e os interessados podem enviar mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o telefone (27) 3145-6704, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 17h.  

A mensagem deve informar o nome completo, data de nascimento e se é a vítima ou familiar. A psicóloga responsável fará contato para entender a necessidade e agendar o atendimento.  

As sessões são feitas por videochamada ou presencialmente na Sede Administrativa do Detran|ES, na Av. Fernando Ferrari, 1080, Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, Mata da Praia, em Vitória, conforme agendamento prévio.   

Se você ou alguém que você conhece é vítima de acidente de trânsito ou possui familiares e amigos que ainda sofrem com a perda de um parente, solicite ou indique o serviço. 


Porque buscar apoio psicológico 

O luto pela perda de um familiar em um acidente é diferenciado porque é uma morte inesperada, de uma pessoa saudável. Antes de chegarem ao Detran, muitas pessoas já procuraram outros serviços médicos e, às vezes, buscam esse atendimento psicológico depois de anos de terem sofrido a perda do familiar. 

Durante o acolhimento é aberto um espaço para o usuário relatar suas angústias, dúvidas e demandas. O trabalho é realizado através de atividades baseadas em terapia breve focal e variam entre cinco e dez sessões, de acordo com o resultado apresentado por cada paciente. 

Caso haja a necessidade, pode haver o encaminhamento para outros serviços, tais como atendimento jurídico, fisioterapêutico e médico. 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard