Governo do Estado do Espírito Santo

Apoio Psicológico às vítimas de trânsito e seus familiares

Procurar ajuda especializada é muito importante para quem passa por experiências difíceis como sofrer um acidente de trânsito ou perder um familiar ou amigo em um acidente.

É pensando nessas pessoas que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece apoio psicológico gratuito.

Formado por uma equipe de duas psicólogas, o trabalho é realizado através de atividades baseadas em terapia breve focal.

As terapias variam entre cinco a dez sessões, com duração de 30 minutos a uma hora, de acordo com o resultado apresentado por cada paciente.

O luto pela perda de um familiar em um acidente é diferenciado porque é uma morte inesperada, de uma pessoa saudável.


Porque buscar atendimento

Antes de chegarem ao Detran, muitas pessoas já procuraram outros serviços médicos e, às vezes, buscam esse atendimento psicológico depois de anos de terem sofrido a perda do familiar.

"O atendimento faz com que elas comecem a ver essa perda de forma diferente e consigam se adaptar melhor", diz a psicóloga que atende no programa, Licia Binda Zamprogno.

Neste acolhimento é aberto um espaço para o usuário relatar suas angústias, dúvidas e demandas.

A partir da primeira entrevista as profissionais identificam as principais necessidades do usuário e/ou família.

Caso haja a necessidade, pode haver o encaminhamento para outros serviços, tais como atendimento jurídico, fisioterapêutico e médico.

O atendimento psicológico tem o objetivo de oferecer ajuda de especialistas para reduzir o sofrimento emocional de quem perde um familiar ou amigo e também as possíveis sequelas psicoemocionais causadas por um acidente envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

“O objetivo é que essas pessoas consigam enfrentar melhor o luto ou que se adaptem às mudanças que uma sequela traz na vida delas”, conta Jéssica Dias Castilho, psicóloga do Detran|ES.


 Como solicitar o serviço:

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira de 9h às 17h na Sede do Detran, Av. Fernando Ferrari, 1080, Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, Mata da Praia, Vitória.

Se você ou alguém que você conhece é vítima de acidente de trânsito ou possui familiares e amigos que ainda sofrem com a perda de um parente, solicite ou indique o serviço. 

Os interessados devem ligar para o telefone 3145-6704 para agendar o atendimento que é gratuito.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard