Governo do Estado do Espírito Santo
27/12/2011 22h00 - Atualizado em 12/12/2017 10h23

Batalhão de Trânsito recebe reforço para agilizar atendimento em ocorrências


O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apresentou nesta quarta-feira (28) os 72 soldados recém-formados pela Polícia Militar, que reforçarão as equipes de fiscalização em vários pontos simultâneos da Região Metropolitana da Grande Vitória. Além do investimento humano, o Governo do Espírito Santo, dentro do Programa Estadual de Segurança no Trânsito "Juntos Pela Vida", entregou ao batalhão 100 aparelhos celulares do tipo smartphones para agilizar o atendimento em ocorrências.

A solenidade foi realizada na sede do BPTran, no Parque Moscoso, em Vitória. O governador Renato Casagrande; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronalt Willian de Oliveira; o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Fábio Nielsen; dentre outras autoridades civis e militares, estiveram presentes ao evento.

O Governo também disponibilizará ao BPTran dez novas viaturas a partir de janeiro, etilômetros (bafômetros), radares estáticos e equipamentos de sinalização. Nessa semana, todas as 28 viaturas operacionais do Batalhão receberam computadores de bordo, que passarão a conectar-se instantaneamente com o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Sobre os investimentos tecnológicos destinados ao Batalhão, o coronel Willian enfatizou que os policiais não mais precisarão fazer contato com o Ciodes via rádio todas as vezes que precisarem de informações sobre veículos e seus condutores. "Espera-se com isso que as restrições dos veículos, como furto, roubo e clonagem, estejam disponibilizadas no instante da abordagem e não a posteriori, quando já não estamos mais na presença do condutor".

Investimento

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também disponibilizará radares móveis para serem utilizados na fiscalização da velocidade nas rodovias estaduais.

Os novos soldados da Polícia Militar que até esta terça-feira (27) atuavam em caráter de instrução passam a exercer a atividade de fiscalização corriqueira a partir desta quarta-feira (28). Eles receberam treinamento teórico e prático durante nove dias para atuar no BPTran.

Os 100 aparelhos celulares do tipo smartphones são capazes de acessar, em tempo real, os sistemas de veículos e identificar se há qualquer irregularidade. A expectativa é de que esses aparelhos também permitam a checagem das informações referentes aos condutores dos veículos.

Com os celulares, os policiais poderão verificar de imediato, junto ao banco de dados do Detran, se o condutor está com a CNH suspensa ou cassada, bem como se o veículo possui uma restrição de furto e roubo ou se está com licenciamento vencido.

A comunicação entre os policiais também será melhorada, uma vez que a ligação para qualquer telefone do Governo Estadual será gratuita, facilitando a comunicação intragrupo. Essa tecnologia também permitirá a inserção do registro de multas on line e tornará o trabalho mais ágil e eficiente sem sobrecarregar o Ciodes, além de facilitar a identificação de possíveis veículos roubados, bem como os problemas referentes ao condutor.

Os telefones possuem ainda sistema de GPS, que realizará um mapeamento das infrações emitidas, permitindo o levantamento de dados estatísticos e até mesmo a realização de campanhas e blitze direcionadas a um determinado bairro ou local.

Operações

O procedimento de abordagem foi modificado, e a partir desta quarta (28) todos os condutores abordados passarão pelo teste do bafômetro. Somente nesta segunda (26) e terça-feira (27), o BPTran realizou 20 operações na Grande Vitória, sendo 11 ao dia e nove à noite. No total, 646 pessoas foram abordadas, 253 fizeram o teste do bafômetro, 117 foram multadas, 13 foram multadas por embriaguez e 32 veículos foram removidos.

Programa Estadual de Segurança no Trânsito "Juntos Pela Vida"

Desde que o Programa Estadual de Segurança no Trânsito "Juntos Pela Vida" foi lançado, dia 20 de setembro deste ano, os acidentes de trânsito com vítimas fatais na Grande Vitória diminuíram 31,7% e o total de vítimas foi reduzido em 4,7%. Isso, nos meses de setembro, outubro e novembro.

Respeitando uma das bases fundamentais do programa, que é a educação no trânsito, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Detran, está implementando o projeto "Juntos Pela Vida - Educação no Trânsito", que visa preparar uma geração mais responsável no trânsito por meio da conscientização dos estudantes dentro das escolas da rede pública.

O programa é voltado para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, e no primeiro momento irá alcançar 10 municípios, beneficiando 687 escolas, 13.572 professores e 154.313 alunos. A expectativa é que, até 2014, a Educação no Trânsito seja implementada em todas as séries do Ensino Fundamental.

Na solenidade estiveram presentes também o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira Mota; o delegado de Polícia Civil Fabiano Contaratto, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito; o chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio; o secretário estadual de Saúde, Tadeu Marino; secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; secretário estadual de Educação, Klinger Barbosa Alves, dentre outros.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da PMES
Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento
Tel.: 3636-8717
E-mail: chefe.pm5@pm.es.gov.br / secretaria.pm5@pm.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Mônica Luz
(27) 3137-2627/ (27) 9943-6382
monica.luz@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627/ (27)9943-7060
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard